Mostrar registro simples

dc.contributor.authorCardoso, Eduardopt_BR
dc.contributor.authorMartins, Daianne Serafimpt_BR
dc.contributor.authorKaplan, Lúciapt_BR
dc.date.accessioned2020-06-24T03:39:40Zpt_BR
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/210536pt_BR
dc.description.abstractEsta pesquisa envolve o estudo de técnicas e formatos de publicações em multiformato de literatura infantil que visem promover a acessibilidade e a inclusão de crianças com deficiência e com transtornos do desenvolvimento da linguagem e da comunicação. A partir do embasamento teórico e metodológico, foi realizada uma análise de livros infantis em multiformato selecionados para a proposição de diretrizes no design de diferentes formatos e suas versões, tais como: impresso em tinta, em fonte ampliada, em Braille, audiolivro com audiodescrição, audiovisual com audiodescrição, Libras e legendas, escrita simples e com pictogramas.pt_BR
dc.description.abstractThis research involves the study of techniques and formats of publications for multi-format children’s literature that aim to promote accessibility and the inclusion of children with disabilities and with language and communication developmental disorders. Based on the theoretical and methodological foundation, it was conducted the analysis of a selection of accessible multi-formats children’s books to propose guidelines for the design of different formats and their versions, such as: printed in ink, enlarged font, Braille, audiobook with audio description, audio-visual with audio description, sign language with subtitles and simplified writing with pictograms.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofPerry, Gabriela Trindade; Cardoso, Eduardo; Kulpa, Cínthia Costa (Orgs.). Informática na educação : recursos de acessibilidade da comunicação. Porto Alegre : Editora da UFRGS, 2019. p. 95-125pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectAccessibilityen
dc.subjectAcessibilidadept_BR
dc.subjectMultiformat publicationen
dc.subjectDesignpt_BR
dc.subjectLivro infantilpt_BR
dc.subjectChildren literatureen
dc.titleDiretrizes para o design de livros infantis em multiformato e acessíveispt_BR
dc.typeCapítulo de livropt_BR
dc.identifier.nrb001115227pt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples