Diretrizes para o design de livros infantis em multiformato e acessíveis
View/ Open
Date
2019Type
Subject
Abstract in Portuguese (Brasil)
Esta pesquisa envolve o estudo de técnicas e formatos de publicações em multiformato de literatura infantil que visem promover a acessibilidade e a inclusão de crianças com deficiência e com transtornos do desenvolvimento da linguagem e da comunicação. A partir do embasamento teórico e metodológico, foi realizada uma análise de livros infantis em multiformato selecionados para a proposição de diretrizes no design de diferentes formatos e suas versões, tais como: impresso em tinta, em fonte ampl ...
Esta pesquisa envolve o estudo de técnicas e formatos de publicações em multiformato de literatura infantil que visem promover a acessibilidade e a inclusão de crianças com deficiência e com transtornos do desenvolvimento da linguagem e da comunicação. A partir do embasamento teórico e metodológico, foi realizada uma análise de livros infantis em multiformato selecionados para a proposição de diretrizes no design de diferentes formatos e suas versões, tais como: impresso em tinta, em fonte ampliada, em Braille, audiolivro com audiodescrição, audiovisual com audiodescrição, Libras e legendas, escrita simples e com pictogramas. ...
Abstract
This research involves the study of techniques and formats of publications for multi-format children’s literature that aim to promote accessibility and the inclusion of children with disabilities and with language and communication developmental disorders. Based on the theoretical and methodological foundation, it was conducted the analysis of a selection of accessible multi-formats children’s books to propose guidelines for the design of different formats and their versions, such as: printed i ...
This research involves the study of techniques and formats of publications for multi-format children’s literature that aim to promote accessibility and the inclusion of children with disabilities and with language and communication developmental disorders. Based on the theoretical and methodological foundation, it was conducted the analysis of a selection of accessible multi-formats children’s books to propose guidelines for the design of different formats and their versions, such as: printed in ink, enlarged font, Braille, audiobook with audio description, audio-visual with audio description, sign language with subtitles and simplified writing with pictograms. ...
In
Perry, Gabriela Trindade; Cardoso, Eduardo; Kulpa, Cínthia Costa (Orgs.). Informática na educação : recursos de acessibilidade da comunicação. Porto Alegre : Editora da UFRGS, 2019. p. 95-125
Collections
-
Books and Books Chapters (5587)Applied and Social Sciences (1104)
This item is licensed under a Creative Commons License