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dc.contributor.authorSilva, Sandro José Ribeiro dapt_BR
dc.contributor.authorKulpa, Cínthia Costapt_BR
dc.contributor.authorPerry, Gabriela Trindadept_BR
dc.date.accessioned2020-06-24T03:39:32Zpt_BR
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/210519pt_BR
dc.description.abstractO desenvolvimento de habilidades de programação para a construção de sistemas computacionais é uma necessidade crescente. Algumas das dificuldades encontradas no ensino e na aprendizagem destas habilidades são a diversidade de ritmos dos alunos e a falta de motivação destes. Uma das alternativas para enfrentar este problema é a utilização da gamificação como estratégia, utilizando dinâmicas e mecânicas de jogos para motivar ações que não são, necessariamente, relacionadas a jogos. Este trabalho propõe um ambiente gamificado, nomeado Tri-Logic, desenvolvido com o objetivo de servir de apoio ao ensino e à aprendizagem na disciplina de Lógica de Programação, associado à utilização de recursos tecnológicos para a inclusão de ouvintes, surdos e ensurdecidos. O ambiente desenvolvido, que vem sendo testado com os alunos do primeiro ano do Curso Técnico Integrado ao Ensino Médio, permitiu identificar resultados promissores, nos quais se observa que a gamificação está diretamente ligada ao aumento da motivação dos alunos nas mais diversas condições destes.pt_BR
dc.description.abstractThe development of programming ability for building computer systems is a growing need. Some of the difficulties encountered in teaching and learning these ability are the diversity of student rhythms and their lack of motivation. One of the alternatives to deal this problem is the use of gamification as strategy, using dynamics and game mechanics to motivate actions that are not necessarily related to games. This paper proposes a gamification environment, named Tri-Logic, developed with the objective of supporting teaching and learning in the discipline of Programming Logic, associated with the use of technological resources for the inclusion of hearing, deaf and deaf people. The developed environment, which has been tested with the students of the first year of the professional course, allowed to identify promising results, in which it is observed that the gamification is directly linked to the increase of motivation of the students in the most diverse conditions of these.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofPerry, Gabriela Trindade; Cardoso, Eduardo; Kulpa, Cínthia Costa (Orgs.). Informática na educação : recursos de acessibilidade da comunicação. Porto Alegre : Editora da UFRGS, 2019. p. 217-236pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectGamificationen
dc.subjectAcessibilidadept_BR
dc.subjectAmbiente virtual de aprendizagempt_BR
dc.subjectVirtual learning environmentsen
dc.subjectTeaching of programming logicen
dc.titleTri-Logic : auxílio ao ensino e à aprendizagem de lógica de programação para alunos ouvintes, surdos e ensurdecidospt_BR
dc.typeCapítulo de livropt_BR
dc.identifier.nrb001115240pt_BR


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