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dc.contributor.authorCamargo, Síglia Pimentel Höherpt_BR
dc.contributor.authorBosa, Cleonice Alvespt_BR
dc.date.accessioned2010-04-16T09:16:50Zpt_BR
dc.date.issued2009pt_BR
dc.identifier.issn0102-7182pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/20834pt_BR
dc.description.abstractO autismo se caracteriza pela presença de um desenvolvimento acentuadamente atípico na interação social e comunicação, assim como pelo repertório marcadamente restrito de atividades e interesses. Estas características podem levar a um isolamento contínuo da criança e sua família. Entretanto, acredita-se que a inclusão escolar pode proporcionar a essas crianças oportunidades de convivência com outras da mesma faixa etária, constituindo-se num espaço de aprendizagem e de desenvolvimento da competência social. O objetivo deste estudo foi revisar criticamente a literatura a respeito do conceito de competência social e dos estudos atualmente existentes na área de autismo e inclusão escolar. Identificaram-se poucos estudos sobre este tema, os quais apresentam limitações metodológicas. Este panorama aponta para a necessidade de investigações que demonstrem as potencialidades interativas de crianças com autismo e a possibilidade de sua inclusão no ensino comum, desde a educação infantil.pt_BR
dc.description.abstractAutism is a condition characterized by an atypical development in the social interaction and communication, and by a remarkably restricted repertoire of activities and interests. These characteristics can lead the child and her family to a continuous isolation. However, it is believed that the school inclusion can provide these children opportunities to be with others of the same age group, allowing the development of the social competence and learning. The aim of this study was to critically review the literature on the concept of social competence and school inclusion in the area of autism. Few studies were identified about this topic, but with methodological limitations. This situation points to the need of studies that demonstrate the autistic children’s interactive potentialities and the possibility of their inclusion in the mainstream school, since early education.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofPsicologia & sociedade. São Paulo SP. Vol. 21, n. 1 (jan./abr. 2009), p.65-74.pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectHabilidades sociaispt_BR
dc.subjectSocial competenceen
dc.subjectInclusão socialpt_BR
dc.subjectAutismen
dc.subjectAutismopt_BR
dc.subjectSchool inclusionen
dc.titleCompetência social, inclusão escolar e autismo : revisão crítica da literaturapt_BR
dc.title.alternativeSocial Competence, school inclusion and autism: critical literature reviewen
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb000718941pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


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