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dc.contributor.advisorPöppl, Alan Gomespt_BR
dc.contributor.authorNiederauer, Ana Lucia Ottoliapt_BR
dc.date.accessioned2020-05-27T03:42:04Zpt_BR
dc.date.issued2015pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/207560pt_BR
dc.description.abstractApesar de não existir exigências e padrões sobre o processo de comunicação na medicina veterinária, este conceito está mudando. Estudos indicam que para o médico veterinário obter sucesso econômico, por exemplo, pontos críticos como habilidade, conhecimento, aptidões e atitudes do profissional, incluindo a comunicação, devem ser considerados. A medicina veterinária tem sofrido mudanças significativas devido à incorporação dos animais como membros da família, aumentando as responsabilidades dos veterinários em atender e entender as expectativas dos clientes. O presente estudo foi realizado com o objetivo de compreender as percepções de estudantes de medicina veterinária, tutores de animais e veterinários sobre a relação médico veterinário – proprietário. Foi distribuído para cada categoria um questionário específico que buscava compreender a realidade sócio-econômica do entrevistado e as suas percepções sobre a relação tutor-veterinário. Com base nos resultados, apontaram não haver divergências significativas de exigência das características apontadas pelas três categorias (veterinários, estudantes e proprietários) para um bom atendimento do proprietário e seu animal pelo veterinário. Como características importantes para um atendimento de qualidade do veterinário, foram destacadas pelas três categorias o “conhecimento técnico”, “ser atencioso com o proprietário e seu animal”, “expor alternativas de terapêutica” e “habilidade com o animal”. Observou-se também que há a necessidade do aprimoramento do conhecimento das habilidades de comunicação durante a graduação, evidenciado tanto pelos estudantes, como pelos veterinários e que os mesmos concordam com a afirmação de que a universidade deveria incentivar este tipo de conhecimento. Este trabalho é um estudo piloto e mais estudos devem ser realizados para uma melhor compreensão da relação médico veterinário e proprietários de animais.pt_BR
dc.description.abstractAlthough there are neither requirements nor standards for the communication process in veterinary medicine, this concept is changing. Studies indicate that, in order to obtain economic success, critical issues such as the veterinarian’s skills, knowledge, capabilities and attitudes, including the communication skills, should be considered. Veterinary medicine has been going through significant changes due to the incorporation of animals as family members, increasing the responsibilities of veterinarians to meet and understand customers’ expectations. This study was conducted with the aim of understanding the perceptions of the relationship among the veterinary doctor and pet owners, in the case of veterinary students, animal tutors and veterinarians. A specific questionnaire was distributed for each category that sought to understand the socio-economic realities of the interviewed and their perceptions of the tutor-veterinarian relationship. Based on the results, showed no significant differences in requirement of the characteristics indicated by the three categories (veterinarians, students and owners) for a good veterinarian service. How important characteristics for a veterinarian's quality of care, were highlighted by the three categories the "technical knowledge", "be considerate of the owner and his animal", "expose therapeutic alternatives" and "skill with the animal." It is also noted that there is a need for improving the communication skills during graduation, what is evidenced both by students and by veterinarians. Both groups agree with the statement that the university should encourage this type of knowledge. This work is a pilot study and further studies should be conducted to better understand the relationship among veterinarian and pet owners.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectClinica veterinariapt_BR
dc.subjectCommunicationen
dc.subjectVeterinary medicineen
dc.subjectMedicina veterinariapt_BR
dc.subjectAtendimento clinicopt_BR
dc.subjectPet ownersen
dc.subjectComunicaçãopt_BR
dc.subjectCurriculuen
dc.subjectHumanistic careen
dc.subjectCliente : Atendimentopt_BR
dc.subjectCurrículos : Planejamento : Sistema educacionalpt_BR
dc.titleEstudo sobre as percepções na relação médico veterinário, tutor e estudante de medicina veterinária em relação à clínica veterinária de pequenos animais no hospital de clínicas veterinárias da UFRGSpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisor-coMachado, Gustavopt_BR
dc.identifier.nrb000986213pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Veterináriapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2015/2pt_BR
dc.degree.graduationMedicina Veterináriapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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