Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorSantana, Ruth Marlene Campomanespt_BR
dc.contributor.authorBugin, Luis Augusto Kuwerpt_BR
dc.date.accessioned2020-04-10T04:19:22Zpt_BR
dc.date.issued2016pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/207043pt_BR
dc.description.abstractNo trabalho final da graduação pretendeu-se desenvolver um projeto de calçado para prática esportiva de Skate, embasado na aplicação do conceito de Ecodesign. Neste esporte, o calçado tem seu tempo de vida útil reduzido, devido a alta solicitação mecânica a que é submetido (alto impacto e flexão) e desgaste por abrasão (natureza destrutiva do seu contato com a lixa do skate). O diferencial será a adequação do produto a um modelo de ciclo de vida contínuo (facilitando a sua reciclagem mecânica), diferente do modelo atual. A fim de alcançar este modelo foram utilizadas diretrizes do Design Orientado ao Meio Ambiente (DfE), proporcionando um final de vida útil mais adequado, através da desmontagem e reciclagem. Cronologicamente o trabalho dividiu-se em duas etapas: Trabalho de Conclusão de Curso I e II (TCC I e TCC II). A primeira etapa (TCC I) foi direcionada a captação de informações pertinentes à problemática em discussão, através de entrevistas, pesquisa teórica e análise de produtos similares; desdobrando-se na elaboração de especificações de projeto. Na segunda etapa (TCC II), à exploração criativa para produzir alternativas, refinar com modelos tridimensionais e validar protótipos com usuários; para obter uma solução que seja eficaz dentro da narrativa proposta.pt_BR
dc.description.abstractThe final graduation project was intend to develop a skateboarding footwear, embased on the Ecodesign application’s. In this sport the footwear has a reduced utility time due to the high mechanical stress to which it is subjected (high impact and flexion) and abrasion (due to the destructive nature of the contact with the skateboard griptape). The differential will be the product suitability to a continuous life cycle model (facilitating its mechanical recycling), in opposite of the current model. In order to achieve this model will be used the Design for Environment (DfE) guidelines, providing a more suitable end of useful life by the disassembly and recycling. Chronologically, the work is divided into two stages: Graduation Project part 1 and 2 (TCC1 and TCC2). The first directs to capture information relevant to the issue under discussion, through interviews, theoretical research and analysis of similar products; unfolding in developing a project specification. In the second, the creative exploration to produce alternatives, refine with three-dimensional models and validate prototypes with users; for a solution that is effective in the proposed narrative.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectDesign de produtopt_BR
dc.subjectShoesen
dc.subjectModapt_BR
dc.subjectFashionen
dc.subjectSustentabilidadept_BR
dc.subjectSustainabilityen
dc.subjectEnd of Lifeen
dc.subjectSkateboarden
dc.titleTênis para skate : projeto para o fim do ciclo de vidapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001018711pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Arquiteturapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2016pt_BR
dc.degree.graduationDesign de Produtopt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples