Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorBarcellos, Marcia Dutra dept_BR
dc.contributor.authorCeglia, Domenicopt_BR
dc.date.accessioned2020-04-10T04:19:19Zpt_BR
dc.date.issued2020pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/207039pt_BR
dc.description.abstractA indústria da moda na versão fast fashion está sendo culpada por ser uma das maiores poluidoras do mundo e por promover trabalho escravo em países onde o custo da mão de obra é baixo. Diante disso, a sociedade organizada em forma de governo, empresa, organizações não governamentais, coalisões de governos e universidades está compreendendo o tamanho do problema. A sociedade organizada desenvolveu vários estudos, relatórios e conferencias sobre politicas públicas e ferramentas de gestão para dar uma solução ao problema. Uma das ferramentas que está sendo discutida é a transformação de uma Economia Linear em uma Economia Circular. A tese veio como uma interior compreensão do problema e uma tentativa de oferecer-lhe uma reflexão diferente da que os padrões acadêmicos e de gestão estão lhe dando. A lente da complexidade de Edgar Morin junto com o pensamento rizomático de Deleuze e Guattari ajudaram o pesquisador na compreensão dos vários tipos de Economia que envolvem a indústria da moda no Brasil, tendo um espaço de investigação que abrange cinco modelos de negócio: fast fashion, slow fashion, upcycling, downcycling, hub e fornecedor. Utilizou-se uma lógica abdutiva para compreender as dinâmicas da Economia em que está envolvida a indústria da moda mediante dois blocos de entrevistas. O primeiro bloco teve uma base epistemológica do pensamento complexo e o segundo bloco, do pensamento rizomático. A tese produziu um framework epistemológico da complexidade e um framework pragmático do rizoma depois que foram analisadas as entrevistas do segundo bloco. Foram entrevistadas 15 empresas no Brasil com um total de 23 horas. A tese produziu ainda um outro framework apontando a transição da Economia Linear para Economia Criativa Circular, mostrando como as empresas se relacionam entre si tendo em vista o processo rizomático. A complexidade permitiu a análise das empresas para compreender como elas avançariam ou não em direção a uma Economia Criativa Circular. A tese não conseguiu averiguar alguns elementos do pensamento complexo, como o paradigma auto-(geno-feno-ego)-eco-reorganização e a unidade complexa. Esses elementos poderiam oferecer uma visão talvez mais detalhada da complexidade que as empresas desafiam para avançar numa Economia Criativa Circular.pt_BR
dc.description.abstractThe fast fashion industry is being blamed for being one of the world's biggest polluters and for promoting slave labor in countries where the cost of labor is low. Given this, the organized society in the form of government, business, non-governmental organizations, coalitions of governments and universities is understanding the size of the problem. The organized society has developed various studies, reports and conferences producing public policy and management tools to provide a solution to the problem. One of the tools being discussed is the transformation of linear economy to a circular economy. The thesis emerges as a further understanding of the problem and an attempt to give it a different reflection of what academic and management standards are giving it importance. The lens of the complexity of Edgar Morin along with the rhizomatic thinking of Deleuze and Guattari helped the researcher understand the various types of economics that surrounds the fashion industry in Brazil with a research space that covers five business models like fast fashion, slow fashion, upcycling, downcycling, hub and supplier. I used an abductive logic to understand the dynamics of the economy that is involved in the fashion industry through two interview blocks. The first block had an epistemological basis of complex thinking and the second block based on rhizomatic thinking. The thesis produced an epistemological framework of complexity and a pragmatic rhizome framework when the interviews of the second block were analyzed. Fifteen companies in Brazil with a total of 23 hours of speech were interviewed. The thesis produced another framework showing the transition from Linear Economy to Circular Creative Economy showing how companies relate to each other in view of the rhizomatic process. The complexity allowed me to analyze the companies how they would or might not move towards a Circular Creative Economy. The thesis failed to ascertain some elements of complex thinking such as the auto-(geno-feno-ego)-eco-re-organization paradigm and the complex unity. These elements could offer perhaps a more detailed view of the complexity that companies challenge to move towards a Circular Creative Economy.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectSustainabilityen
dc.subjectSustentabilidadept_BR
dc.subjectComplexityen
dc.subjectEconomia criativapt_BR
dc.subjectEconomia circularpt_BR
dc.subjectCircular economyen
dc.subjectIndústria da modapt_BR
dc.subjectCreative economyen
dc.subjectParadigma da complexidadept_BR
dc.titleUma análise complexa e rizomática da indústria da moda : em direção a uma economia criativa e circularpt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.identifier.nrb001114318pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Administraçãopt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Administraçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2020pt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples