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dc.contributor.advisorDorfman, Adrianapt_BR
dc.contributor.authorTessler, Gustavo Monteiropt_BR
dc.date.accessioned2020-03-17T04:11:59Zpt_BR
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/206813pt_BR
dc.description.abstractO presente ensaio versa sobre os encontros e seus afetos. Propõe-se aqui um diálogo entre os estudos da performance, as Geografias do Corpo e o ensino de Geografia. Entendendo o espaço geográfico como produto das relações entre corpos e contextos, acredita-se na necessidade de se explorar os encontros entre os corpos discente e docente em sala de aula. Para tanto, realizou-se uma revisão bibliográfica sobre as relações entre corpo e performance, passando por referenciais da Filosofia, das Artes, da Educação e da Geografia. Observou-se um recente crescimento nos estudos sobre o corpo dentro da ciência geográfica. Assumiu-se a impossibilidade de se sonegar e omitir a centralidade do corpo para este campo do conhecimento, inclusive em suas práticas escolares. Observou-se as possibilidades de se desenraizar dos conteúdos curriculares instituídos a partir da experiência através do corpo. Ao fim, traduziu-se os anseios em uma prática em sala de aula. A experiência de pesquisa e prática sugere que se assuma a performatividade do cotidiano, inclusive dentro da sala de aula. Se somos corpos em encontro, que se explore a potência disso tudo para, a partir do corpo, se entender e praticar o espaço.pt_BR
dc.description.abstractThis essay discusses meetings and their affections. Through a dialogue between performance studies, body geographies and Geography teaching. Understanding the geographic space as a product of many bodies in relation, it's believed in the requirement of exploring the meetings between teachers and students bodies at school. To this end, a bibliographic review was carried out aiming at the relations between body and performance, passing by references of Philosophy, the Arts, Education and Geography. A recent growth in body studies within the geographic science area has been observed. It was assumed the impossibility of escaping and omitting the centrality of the body to this field of knowledge, including in its school practices. There were observed the possibilities of uprooting the instituted curricular contents from the experience through the body. In the end, the wishes evidenced were translated as a practical classroom experiment. Research and practice experience suggests that we should assume the performativity of the daily life, even within the classroom. If we are bodies in meetings, we should explore the potential of it all to, from the body, understand and practice the space.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectGeografia : Ensinopt_BR
dc.subjectBodyen
dc.subjectMeetingen
dc.subjectEspaço geográficopt_BR
dc.subjectEnsino de geografiapt_BR
dc.subjectAffectionen
dc.subjectGeography teachingen
dc.subjectCorpo humanopt_BR
dc.subjectPerformancept_BR
dc.titleQue pode um corpo e uma aula de geografia? performances, encontros, desejos e caosgrafias : um ensaiopt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001113603pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Geociênciaspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2019pt_BR
dc.degree.graduationGeografia: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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