Acúmulo das possibilidades : recortar e colar através da costura
View/ Open
Date
2019Author
Advisor
Academic level
Graduation
Subject
Abstract in Portuguese (Brasil)
“Acúmulo das possibilidades: recortar e colar através da costura” investiga os processos de criação dos meus trabalhos que surgem a partir do ato de armazenar memórias e vestígios, costurando diferentes materialidades e sobrepondo têxteis, plásticos, linhas e imagens com o propósito de construir um ambiente instalativo. Referencio o trabalho de Leonilson acerca da construção a partir de guardados e me apoio em textos do Max Ernst sobre colagem. Pesquiso as possíveis relações entre instalação e ...
“Acúmulo das possibilidades: recortar e colar através da costura” investiga os processos de criação dos meus trabalhos que surgem a partir do ato de armazenar memórias e vestígios, costurando diferentes materialidades e sobrepondo têxteis, plásticos, linhas e imagens com o propósito de construir um ambiente instalativo. Referencio o trabalho de Leonilson acerca da construção a partir de guardados e me apoio em textos do Max Ernst sobre colagem. Pesquiso as possíveis relações entre instalação e ritmo no processo de criação. Para isso, me apoio em referências de Paul Klee, Claire Bishop, Jorge Macchi, Arthur Bispo do Rosário e Louise Bourgeois. Finalizo investigando livros objeto, pois pretendo tornar esse texto uma materialização que expresse as qualidades sensoriais das investigações realizadas ao longo da pesquisa. Através deste trabalho, determino com mais clareza os procedimentos explorados ao longo da construção de uma obra. Enriqueço o meu fazer artístico através da contextualização que as referências promovem. A multidisciplinaridade da minha formação contribui de forma ativa no resultado sensorial dos meus trabalhos. ...
Abstract
“Accumulating Possibilities: Cutting and Pasting Through Sewing” investigates my work processes, wich arise from the storage of souvenirs and traces, sewing different materials and textiles, plastics, line and imagery together in order to make an installation environment. I use texts on Leonilson’s work as a reference when it comes to building artworks from memories and I rely on Max Ernst’s texts on collage. I study the relations between installation and rhythm in the creative process. To this ...
“Accumulating Possibilities: Cutting and Pasting Through Sewing” investigates my work processes, wich arise from the storage of souvenirs and traces, sewing different materials and textiles, plastics, line and imagery together in order to make an installation environment. I use texts on Leonilson’s work as a reference when it comes to building artworks from memories and I rely on Max Ernst’s texts on collage. I study the relations between installation and rhythm in the creative process. To this end, I use references from Paul Klee, Claire Bishop, Jorge Macchi, Arthur Bispo do Rosário and Louise Bourgeois. I finish investigating books, as I intend to turn this text into a materialization that expresses the sensory qualities of the investigations carried out throughout the research. Through this reasearch, I determine more clearly the procedures explored during the construction of an artwork. I enrich my artistic doing through the contextualization promoted by my references. The multidisciplinarity of my background actively contributes to the sensory outcome of my work. ...
Institution
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Artes. Curso de Artes Visuais: Bacharelado.
Collections
This item is licensed under a Creative Commons License