"A concha que revela" : home studio e historicidade
dc.contributor.advisor | Cruz, Raimundo José Barros | pt_BR |
dc.contributor.author | Rodrigues, Cristiano Corrêa | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2020-03-12T04:14:57Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2019 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/206735 | pt_BR |
dc.description.abstract | Será que perdemos nossas almas musicais para alguma reprodução desincorporada? Temos um mundo cultural repleto de sons gravados. Este trabalho de graduação leva em conta que a experiência com a música hoje se dá em grande parte por meio de gravações. Nele temos a intenção de compreender o processo criativo contido na criação de um EP musical dentro das condições de um home studio.Como abordagem interdisciplinar relacionamos vivências e estudos com um referencial teórico da área da filosofia, especificamente da hermenêutica filosófica desenvolvida por Hans-Georg Gadamer. Essa será a base, encontrada no primeiro capítulo, sobre a qual alicerçaremos a nossa pesquisa como uma de validade para as ciências humanas, utilizando do diálogo com o pressuposto fundamental da historicidade. Especulamos sobre o meio tecnológico de produção musical e possíveis reconfigurações em novas práticas musicais a partir de diálogos com uma seleção de trabalhos focados em investigar um fenômeno amplo - a fonografia - em suas principais ramificações transformadoras e que claramente se refletem na dimensão estética. Para pensar a produção de sentido a partir do home studio, conversamos com propostas de utilização do espaço de um estúdio como ferramenta composicional e instrumento. Olhamos para o produtor-compositor que é agente no home studio como uma figura híbrida de músico e engenheiro de áudio. Também descrevemos a respeito da realização das etapas produtivas de um EP, discutindo procedimentos que atravessam e fundamentam especificamente a nossa poética - e com isso tentamos evidenciar o que realmente consideramos relevante para falar de produção musical e música gravada dentro das nossas limitações. Ao final do trabalho o leitor será convidado a experimentar um capítulo na forma sonora, que ao lado da discussão teórica se coloca como um desafio interpretativo e como parte integrante essencial deste trabalho investigativo de graduação. | pt_BR |
dc.description.abstract | Did we lose our musical souls to some desembodied reproduction? We have a cultural world full of recorded sounds. This graduation work considers that the experience with music nowadays happens largely through recordings. In the paper we have the intention to comprehend the creative process contained in the creation of an EP within the conditions of an home studio. As an interdisciplinary approach we relate experiences and studies with an theoretical framework from the field of philosophy, specifically from the philosophical hermeneutics developed by Hans-Georg Gadamer. This will be the foundation, found in the first chapter, upon wich we will base our research as one of validity for the humanities, in dialogue with the fundamental assumption of historicity. We speculate about the technologial medium of musical production and potential reconfigurations of new musical practices in dialogue with a selection of works focused on investigating a wide phenomenon - the phonography - in its main transformative ramifications and that are clearly reflected in the aesthetics dimension. To reflect on the meaning production from the home studio, we discuss with proposals of utilizing the studio space as a compositional tool and instrument. We look to the producer-composer who is an agent in the home studio as an hybrid figure of musician and audio engineer. We also described about the realization of the production steps of an EP, discussing procedures that pass through and justify specifically our poetics - and with it we try to evidence what we really consider relevant to discuss musical production and recorded music within our limitations. At the end of the work the reader will be invited to experiment a chapter in sound form, that aside the theoretical discussion put itself as an intepretative challenge and as essencial integrant part of this investigative work of graduation. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.format.mimetype | audio/x-wav | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Music production | en |
dc.subject | Produção fonográfica | pt_BR |
dc.subject | home studio | en |
dc.subject | Fonografia | pt_BR |
dc.subject | Hermenêutica filosófica | pt_BR |
dc.subject | phonography | en |
dc.subject | philosophical hermeneutics | en |
dc.subject | Historicidade | pt_BR |
dc.subject | historicity | en |
dc.title | "A concha que revela" : home studio e historicidade | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001111901 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Instituto de Artes | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2019 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Música: Habilitação em Música Popular: Bacharelado | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
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TCC Música (193)