Do silêncio à voz : a presença feminina na Pinacoteca Barão de Santo Ângelo
dc.contributor.advisor | Kern, Daniela Pinheiro Machado | pt_BR |
dc.contributor.author | Roncatto, Marina Muttoni | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2020-03-12T04:14:38Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2019 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/206725 | pt_BR |
dc.description.abstract | A partir do processo curatorial da exposição O Silêncio, O Tempo e a Voz, ocorrida em março de 2018, surgiu o objetivo presente nesta monografia: analisar como as artistas mulheres estão representadas na Pinacoteca Barão de Santo Ângelo (PBSA), importante unidade que integra a Rede de Museus e Acervos Museológicos da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Reman/UFRGS). O estudo foi realizado por meio de levantamento quantitativo, coleta de dados em fontes primárias e revisão bibliográfica. Para aprofundar a análise numérica produzida pelo coletivo de pesquisa Mulheres nos Acervos, foi abordada a história da instituição, criando uma linha do tempo que mapeia suas aquisições de obras. Assim, também se questionou a influência de cada coordenadoria no perfil da coleção a partir dos anos 1990 | pt_BR |
dc.description.abstract | From the curatorial process of the exhibition The Silence, The Time and the Voice (O Silêncio, O Tempo e a Voz), which took place in March 2018, the present objective emerged in this monograph: to analyze how the female artists are represented in the Pinacoteca Barão de Santo Ângelo (PBSA), unit that integrates the Network of Museums and Museum Collections of the Federal University of Rio Grande do Sul (Reman/UFRGS). This study was conducted through quantitative survey, data collection in primary sources and literature review. To deepen the numerical analysis produced by the research group Mulheres nos Acervos, the history of the institution was approached, creating a timeline that maps its acquisitions of works. Thus, it was also questioned the influence of each coordination on the profile of the collection from the 1990s | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Pinacoteca Barão de Santo Ângelo | pt_BR |
dc.subject | Artists women | en |
dc.subject | Artista | pt_BR |
dc.subject | Women in the collections | en |
dc.subject | Mulher | pt_BR |
dc.subject | Gender asymmetry | en |
dc.subject | Curated | en |
dc.subject | Acervo | pt_BR |
dc.subject | Assimetria | pt_BR |
dc.subject | Gênero | pt_BR |
dc.subject | Curadoria de arte | pt_BR |
dc.title | Do silêncio à voz : a presença feminina na Pinacoteca Barão de Santo Ângelo | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001112548 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Instituto de Artes | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2019 | pt_BR |
dc.degree.graduation | História da Arte: Bacharelado | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
TCC Artes Visuais (660)