Criação e uso de jogo educativo pelo professor propositor no ensino de Artes Visuais
View/ Open
Date
2019Author
Advisor
Academic level
Graduation
Abstract in Portuguese (Brasil)
A importância do jogo e da ludicidade como facilitadores da aprendizagem vistos da perspectiva de um professor propositor e da criação de um objeto propositor, são abordados nessa monografia com a criação de um jogo chamado „Narrativas Mágicas‟, que foi aplicado no estágio obrigatório. A partir da pesquisa e reflexão sobre jogo e educação e professor/objeto propositor, e dos referenciais criativos de diferentes jogos, assim como os referenciais de narrativas visuais usados, é mostrado como o jo ...
A importância do jogo e da ludicidade como facilitadores da aprendizagem vistos da perspectiva de um professor propositor e da criação de um objeto propositor, são abordados nessa monografia com a criação de um jogo chamado „Narrativas Mágicas‟, que foi aplicado no estágio obrigatório. A partir da pesquisa e reflexão sobre jogo e educação e professor/objeto propositor, e dos referenciais criativos de diferentes jogos, assim como os referenciais de narrativas visuais usados, é mostrado como o jogo foi produzido, desde seu protótipo até sua versão final, além de exemplificar-se cada peça e sua jogabilidade. Ao final, vemos como foi criado o Plano de Ensino ligado ao jogo, sua aplicação dentro de um Colégio Estadual de Ensino Regular e seus resultados, para com isso refletir sobre as possibilidades de um projeto lúdico e incentivar a criação de materiais didáticos, principalmente na área de Artes Visuais. ...
Institution
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Artes. Curso de Artes Visuais: Licenciatura.
Collections
This item is licensed under a Creative Commons License