Mostrar registro simples

dc.contributor.authorCorrêa, Josiane Gisela Frankenpt_BR
dc.contributor.authorSantos, Vera Lucia Bertoni dospt_BR
dc.date.accessioned2020-03-12T04:13:13Zpt_BR
dc.date.issued2020pt_BR
dc.identifier.issn2595-2781pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/206671pt_BR
dc.description.abstractO texto discorre sobre o início de carreira na profissão docente em Dança, tendo como foco as narrativas de cinco professoras de Dança atuantes em escolas públicas estaduais do Rio Grande do Sul. A partir de análise narrativa e discussão teórica, considera que a apropriação da professora de Dança ao contexto escolar envolve, entre outros aspectos, a preparação prévia para atuar nesse ambiente de trabalho; a recepção da comunidade escolar à nova integrante; as condições psicoemocionais da profissional; a habilidade para transformar saberes adquiridos em novos saberes; e o tempo de trabalho, que provoca a definição e a assunção de características profissionais, tais como, a perícia na resolução de conflitos típicos de sala de aula e o estabelecimento de uma relação de confiança com a escola e seus agentes.pt_BR
dc.description.abstractThe present text discusses the career start of Dance teachers, focusing on the stories of five female Dance teachers who work in state schools in Rio Grande do Sul, Brazil. Based on narrative analysis and theoretical discussion, it considers that the adaptation of Dance teachers to the school context involves, among other aspects, their preparation to work in this type of setting, the way they are welcomed by the school community, their psycho-emotional conditions, their ability to translate knowledge acquired into new knowledge, and their working time, which helps them develop and define professional skills, such as handling typical classroom conflicts and building a trusting relationship with the school and its agents.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofIaça : Artes da Cena. Macapá : Universidade Federal do Amapá, 2020. Vol. 3, n. 1 (2020), p. 13-24pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectDance in Schoolen
dc.subjectDocênciapt_BR
dc.subjectDançapt_BR
dc.subjectDance Teacher Professionen
dc.subjectProfessor de dançapt_BR
dc.subjectDance Teachingen
dc.subjectTeacher Adaptationen
dc.titleProfessoras de dança na escola pública do RS : a apropriação docente como modo de invenção e de resistênciapt_BR
dc.title.alternativeDance teachers in Rio Grande do Sul state schools : teacher adaptation as a form of creativity and resistanceen
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001113323pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples