Esboço de uma análise hermenêutica e não hermenêutica da Música eletrônica
Date
2019Author
Advisor
Academic level
Graduation
Abstract in Portuguese (Brasil)
O presente trabalho busca articular um entendimento a respeito da música eletrônica com base em um pequeno recorte histórico que inclui a música eletrônica do pós-guerra, o minimalismo e a música eletrônica de pista (Electronic dance music), surgida no final dos anos 80 e fortemente presente até os dias de hoje. No final desse caminho, serão levantadas algumas considerações a respeito da música eletrônica de tais épocas, bem como da música eletrônica de maneira geral, através de certas perspect ...
O presente trabalho busca articular um entendimento a respeito da música eletrônica com base em um pequeno recorte histórico que inclui a música eletrônica do pós-guerra, o minimalismo e a música eletrônica de pista (Electronic dance music), surgida no final dos anos 80 e fortemente presente até os dias de hoje. No final desse caminho, serão levantadas algumas considerações a respeito da música eletrônica de tais épocas, bem como da música eletrônica de maneira geral, através de certas perspectivas e conceitos presentes na obra de Hans-Georg Gadamer e também através das ideias de Hans Ulrich Gumbrecht em suas obras Produção de presença: o que o sentido não consegue transmitir (2010) e O campo não hermenêutico ou a materialidade da comunicação (2010). O trabalho possui um olhar acentuadamente direcionado para as concepções de criação e as diferentes formas de interação com tecnologias dos compositores de cada época em suas obras, tendo no final a exposição de algumas reflexões sobre a música eletrônica subsidiadas por diferentes autores seguida de uma pequena descrição de uma composição autoral de música eletrônica anexada no trabalho. ...
Institution
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Artes. Curso de Música: Habilitação em Música Popular: Bacharelado.
Collections
This item is licensed under a Creative Commons License