Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorVargas, Anderson Zalewskipt_BR
dc.contributor.authorFrank, Eduardo Klockpt_BR
dc.date.accessioned2020-03-11T04:17:25Zpt_BR
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/206638pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho se propõe a analisar seis livros didáticos de História aprovados pelo PNLD (Plano Nacional do Livro e do Material Didático) do triênio de 2017 a 2019, destinados ao sexto ano escolar do Ensino Fundamental, no que se refere à Educação para as Relações Étnico-Raciais no tema da História Antiga, particularmente no caso do ensino sobre a denominada História da Grécia Antiga, a partir de uma perspectiva afro-asiática de análise: isto é, interpretar como os livros estão contemplando as relações entre a Grécia Antiga com a Ásia e a África. Sugere-se, a partir da análise feita, que os livros didáticos ainda mantém certo grau de ocultamento da importância das contribuições afro-asiáticas no processo da História da Grécia Antiga. Igualmente levanta-se a hipótese de que, a partir de leituras feitas, tal abordagem negligencia aspectos afro-asiáticos na História da Grécia Antiga e mantém explicações próximas ou mesmo genéticas com influências colonialistas na construção da historiografia, em que o eurocentrismo e o racismo pesam em sua construção. Nesse sentido, esse trabalho também sugere existir um caráter subalterno dado às contribuições afro-asiáticas na Grécia Antiga nos livros didáticos, em que seriam ignorados inúmeros pontos nos quais povos e culturas não-europeias tenham contribuído para a formação da Antiguidade grega sem ser de forma subalterna e negativa. Por outro lado, percebeu-se também uma construção “orientalizante” das influências não-europeias à Grécia Antiga, em que se utilizaria com frequência ideias genéricas de Ocidente e Oriente nos livros didáticos, de forma acrítica. Dessa forma, esse trabalho se aproxima tanto da crítica de Edward Said ao que denomina de Orientalismo, quanto da de Gayatri Spivak a respeito do silenciamento dos subalternos. Em relação a bibliografias que pensam sobre contribuições afro-asiáticas, cita-se aqui tanto Martin Bernal quanto Walter Bukert, dentre outros autores elencados ao longo da pesquisa.pt_BR
dc.description.abstractThis paper aims to analyze six history textbooks approved by the PNLD (National Plan of Book and Teaching Material) from 2017 to 2019, intended for the sixth grade of Elementary School(Brazil), in relation to Education for Ethnic-Racials Relationship on the subject of Ancient History, particularly in the case of teaching on the so-called History of Ancient Greece, from an afroasiatic perspective of analysis: that is, to interpret how books are contemplating the relations between Ancient Greece, Asia and Africa. It is suggested from the analysis made that textbooks still maintain some degree of concealment of the importance of afroasiatics contributions in the process of Ancient Greek History. It is also hypothesized that, based on readings, such an approach that neglects afroasiatics aspects in the history of ancient Greece and maintains close or even genetic explanations with colonialist influences in the construction of historiography, in which Eurocentrism and racism weigh in their construction. . In this sense, this work also suggests that there is a subordinate character given to afroasiatics contributions in Ancient Greece in textbooks, in which many points in which non-european peoples and cultures would have contributed to the formation of Greek antiquity without being negated or dominated would be ignored. On the other hand, a “orientalizing” construction of non-european influences to Ancient Greece was also perceived, in which generic ideas of the West and East would often be used in textbooks in an uncritical way. Thus, this work is as close to Edward Said's critique of what he calls Orientalism as to Gayatri Spivak's criticism of the silence of the subalternes. Regarding bibliographies that think about afroasiatics contributions, it is cited here both Martin Bernal and Walter Bukert, among other authors listed throughout the research.en
dc.description.abstractDieser Aufsatz zielt darauf ab, sechs vom PNLD (Nationaler Plan den Lehrbücher und Lehrmaterialen) genehmigte Geschichtslehrbücher für die Sechste Klasse der Grundschule (Brasilien) bezüglich auf die Erziehung zu Ethnisch-Rassischen Beziehungen zum Thema Alte Geschichte zu analysieren insbesondere im Fall des Lehrens über die sogenannte Geschichte des antiken Griechenlands aus afroasiatischer Perspektive: das heißt zu interpretieren, wie Bücher die Beziehungen zwischen dem antiken Griechenland, Asien und Afrika betrachten. Aus der Analyse geht hervor, dass die Lehrbücher die Bedeutung der afroasiatischen Beiträge für den Prozess der Geschichte des antiken Griechenlands immer noch in gewissem Maße verbergen. Es wird auch die Hypothese aufgestellt, dass ein solcher Ansatz, der afroasiatische Aspekte in der Geschichte des alten Griechenland vernachlässigt, enge oder sogar genetische Erklärungen mit kolonialistischen Einflüssen in der Konstruktion der Geschichtsschreibung enthält, in deren Konstruktion Eurozentrismus und Rassismus eine Rolle spielen. . In diesem Sinne legt diese Arbeit auch nahe, dass den afroasiatischen Beiträgen im antiken Griechenland in Lehrbüchern ein untergeordneter Charakter beigemessen wird, in dem viele Punkte ignoriert werden, in denen nichteuropäische Völker und Kulturen zur Bildung des griechischen Altertums beigetragen hätten, die nicht negiert oder dominiert haben werden. Andererseits wurde auch eine „orientalisierende“ Konstruktion außereuropäischer Einflüsse auf das antike Griechenland wahrgenommen, in der Gattungsideen des Westens und Ostens oft unkritisch in Lehrbüchern verwendet wurden. Damit steht diese Arbeit Edward Saids Kritik an dem, was er Orientalismus nennt, ebenso nahe wie Gayatri Spivaks Kritik an der Sprachlosigkeit der Subalternen. In Bezug auf Bibliografien, die sich mit afroasiatischen Beiträgen befassen, wird hier sowohl Martin Bernal als auch Bukert zitiert, unter anderen Autoren, die in der gesamten Forschung aufgeführt sind.de
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectPlano Nacional do Livro Didáticopt_BR
dc.subjectAncient Greeceen
dc.subjectEnsino de históriapt_BR
dc.subjectEducation for ethnic-racial relationshipsen
dc.subjectPNLDen
dc.subjectEducação : Relações étnico-raciaispt_BR
dc.subjectLivro didáticopt_BR
dc.subjectTextbooken
dc.subjectEurocentrismopt_BR
dc.subjectHistory teachingen
dc.subjectEurocentrismen
dc.subjectOrientalismopt_BR
dc.subjectColonialismopt_BR
dc.subjectOrientalismen
dc.subjectGrécia antigapt_BR
dc.subjectColonialismen
dc.subjectAltes Griechenlandde
dc.subjectAfrica : Relacoes culturais : Asiapt_BR
dc.subjectAfrikade
dc.subjectÁsia : Históriapt_BR
dc.subjectAsiende
dc.subjectBildung für Ethnisch-Rassische Beziehungende
dc.subjectPNLDde
dc.subjectLehrbuchde
dc.subjectGeschichtsunterrichtde
dc.subjectEurozentrismusde
dc.subjectOrientalismusde
dc.subjectKolonialismusde
dc.titleA educação para as relações étnico-raciais no ensino de História da Grécia Antiga, em uma perspectiva afro-asiática : uma revisão parcial dos livros didáticos de História aprovados pelo PNLD no triênio de 2017-2019, destinados ao 6° ano do ensino fundamentalpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001113330pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Filosofia e Ciências Humanaspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2019pt_BR
dc.degree.graduationHistória: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples