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dc.contributor.advisorMeinerz, Carla Beatrizpt_BR
dc.contributor.authorFagundes, Adriano Bierpt_BR
dc.date.accessioned2020-03-11T04:17:07Zpt_BR
dc.date.issued2020pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/206624pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho analisa e compara quatro currículos de educação básica, na disciplina de História, para o conteúdo de Diáspora Africana. Visando a compreender o impacto de Políticas Internacionais sobre currículos nacionais, uma etapa de prospecção culminou com a montagem de um banco de dados de dezenas de currículos. A partir de conceitos pertinentes ao campo do Ensino de História, como guerra de narrativas (LAVILLE, 1999) e currículo prescrito (BENITO, 2012), optamos por concentrarmo-nos no tema do Ensino da Diáspora Africana e selecionamos, com base nos critérios de viabilidade de acesso e de identidade linguística e cultural, os currículos de Angola, Brasil, Cabo Verde e Portugal. O passado colonial vivenciado por essas nações foi entendido como fundamento para a criação do laço identitário dessa Diáspora e, portanto, procedemos à análise dos objetivos de aprendizagem para o Ensino da Diáspora, enunciados pelos quatro currículos. A metodologia empregada foi a análise documental na Educação, atravessada por um olhar analítico discursivo. Os resultados alcançados indicam diferentes formas pedagógicas de abordagem do conteúdo, como: o ensino tradicional informativo; a compartimentalização das histórias de negros, brancos e indígenas; a ausência de problematização; e a análise crítica e reflexiva. Os achados foram discutidos à luz dos estudos curriculares e de trabalhos sobre a Diáspora Africana.pt_BR
dc.description.abstractThis paper analyzes and compares four basic education curricula in the discipline of History about the subject of African Diaspora. By virtue of comprehending the impact of International Politics over national curricula, a phase of prospection culminated with the setting of a database of dozens of curricula. Stemming from concepts pertaining to the field of History Teaching, such as narrative wars (LAVILLE, 1999) and prescribed curriculum (BENITO, 2012), we resorted to concentrate upon the theme of African Diaspora Teaching and we selected the curricula of Angola, Brazil, Cape Verde and Portugal, based on the criteria of viability of access and cultural and linguistic identity. The colonial past experienced by these nations was understood as a fundamental towards creating such Diaspora’s identity tie. Therefore, we proceeded towards analyzing the Diaspora Teaching learning goals enunciated by the four curricula. The methodology employed in the study was documentary analysis in the field of Education with a discursive analytical grasp. The results we have reached indicate different pedagogical forms of handling the subject, as the following: informative traditional teaching; the compartmentalizing of black, white and indigenous peoples’ histories; lack of problematization; and critical and reflexive analysis. The findings have been discussed in light of curriculum studies and of studies about the African Diaspora.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEnsino de históriapt_BR
dc.subjectHistory Teachingen
dc.subjectNational Curriculaen
dc.subjectCurrículopt_BR
dc.subjectNegrospt_BR
dc.subjectAfrican Diasporaen
dc.subjectCultura africanapt_BR
dc.subjectCultura afro-brasileirapt_BR
dc.subjectDesigualdade racialpt_BR
dc.titleObjetivos de Ensino para História da África e dos Afrodescendentes : um Estudo Comparativo entre Currículos de Quatro Países Lusófonospt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001111682pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Filosofia e Ciências Humanaspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2020pt_BR
dc.degree.graduationHistória: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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