Diário de professora/artista : vestígios e descobertas dos processos narrativos na rotina de crianças da educação infantil
dc.contributor.advisor | Mastroberti, Paula | pt_BR |
dc.contributor.author | Mazon, Isabella Rangel | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2020-03-11T04:16:56Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2019 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/206616 | pt_BR |
dc.description.abstract | Este diário foi elaborado como forma de unir teoria e prática na educação infantil e segue os princípios da A/r/tografia, a partir de Belidson Dias (2013). Como educadora, pesquisadora e artista descrwevo processos de rotina de um grupo de crianças em uma escola privada no bairoo Bom Fim, em Porto Alegre. Para compor esta pesquisa ouvi as crianças, e a partir delas, surgiram as histórias e narrativas, temáticas que nortearam um projeto de ensino que se estendeu de março à outubro de 2019. Para fundamentar a pesquisa destes temas, levantei ideias de autores como Miguel Zabalza em Qualidade na Educação Infantil (1998), além de Mahoney e Almeida (2005), trazendo os conceitos de desenvolvimento afetivo para Henri Wallon e ainda Paulo Fochi (2017) sobre a valorização do cotidiano. Também me servi indiretamente de diversos autores com que tive contato durante minha graduação. Além disso o Diário contém reflexões sobre os desafios enfrentados pela rotina escolar. No contato com as crianças busquei possibilitar um ambiente de descobertas e instigar a experimentação de novos materiais para, através destes, provocar a criação de narrativas reais e fantasiosas. Neste contexto, também defendo a importância dos processos artísticos para a elaboração de projetos de ensino, bem como o registro dos mesmos. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Educação infantil | pt_BR |
dc.subject | Arte | pt_BR |
dc.subject | Diário | pt_BR |
dc.subject | Professor : Diario de classe | pt_BR |
dc.subject | Rotina | pt_BR |
dc.subject | Narrativa | pt_BR |
dc.title | Diário de professora/artista : vestígios e descobertas dos processos narrativos na rotina de crianças da educação infantil | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001112485 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Instituto de Artes | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2019 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Artes Visuais: Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License

-
TCC Artes Visuais (560)