Diário de professora/artista : vestígios e descobertas dos processos narrativos na rotina de crianças da educação infantil
View/ Open
Date
2019Author
Advisor
Academic level
Graduation
Abstract in Portuguese (Brasil)
Este diário foi elaborado como forma de unir teoria e prática na educação infantil e segue os princípios da A/r/tografia, a partir de Belidson Dias (2013). Como educadora, pesquisadora e artista descrwevo processos de rotina de um grupo de crianças em uma escola privada no bairoo Bom Fim, em Porto Alegre. Para compor esta pesquisa ouvi as crianças, e a partir delas, surgiram as histórias e narrativas, temáticas que nortearam um projeto de ensino que se estendeu de março à outubro de 2019. Para ...
Este diário foi elaborado como forma de unir teoria e prática na educação infantil e segue os princípios da A/r/tografia, a partir de Belidson Dias (2013). Como educadora, pesquisadora e artista descrwevo processos de rotina de um grupo de crianças em uma escola privada no bairoo Bom Fim, em Porto Alegre. Para compor esta pesquisa ouvi as crianças, e a partir delas, surgiram as histórias e narrativas, temáticas que nortearam um projeto de ensino que se estendeu de março à outubro de 2019. Para fundamentar a pesquisa destes temas, levantei ideias de autores como Miguel Zabalza em Qualidade na Educação Infantil (1998), além de Mahoney e Almeida (2005), trazendo os conceitos de desenvolvimento afetivo para Henri Wallon e ainda Paulo Fochi (2017) sobre a valorização do cotidiano. Também me servi indiretamente de diversos autores com que tive contato durante minha graduação. Além disso o Diário contém reflexões sobre os desafios enfrentados pela rotina escolar. No contato com as crianças busquei possibilitar um ambiente de descobertas e instigar a experimentação de novos materiais para, através destes, provocar a criação de narrativas reais e fantasiosas. Neste contexto, também defendo a importância dos processos artísticos para a elaboração de projetos de ensino, bem como o registro dos mesmos. ...
Institution
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Artes. Curso de Artes Visuais: Licenciatura.
Collections
This item is licensed under a Creative Commons License
