O fenômeno Collor : quando a mídia transforma um “caçador” em cassado (1988-1992)
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2019Author
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Abstract in Portuguese (Brasil)
Este trabalho tem como tema o processo de construção midiática de Fernando Affonso Collor de Mello, autointitulado “Caçador de Marajás”, jovem presidente da República que prometeu resgatar o país das agruras de uma inflação de mais de 1.200% ao ano, recolocá-lo nos trilhos do desenvolvimento e acabar com a corrupção. Realizamos uma breve narrativa de sua carreira política, que começou antes dos 30 anos de idade como prefeito nomeado, sua posterior eleição para deputado federal e mais tarde gove ...
Este trabalho tem como tema o processo de construção midiática de Fernando Affonso Collor de Mello, autointitulado “Caçador de Marajás”, jovem presidente da República que prometeu resgatar o país das agruras de uma inflação de mais de 1.200% ao ano, recolocá-lo nos trilhos do desenvolvimento e acabar com a corrupção. Realizamos uma breve narrativa de sua carreira política, que começou antes dos 30 anos de idade como prefeito nomeado, sua posterior eleição para deputado federal e mais tarde governador do estado de Alagoas. Expusemos o apoio maciço da mídia na construção de um “fenômeno”, especialmente do noticiário de maior audiência no país, o Jornal Nacional da Rede Globo. Procuramos fazer uma síntese dos dez anos de vida política de Fernando Collor de Mello, que entrou para a história do Brasil como o mais jovem e primeiro presidente eleito pelo voto direto após vinte e nove anos e, também, como o primeiro a ser afastado do cargo por denúncias de corrupção e malversação de recursos públicos, pela pressão popular dos mais diversos segmentos, desconstruído pela mesma mídia que o havia criado e sem interferência das forças armadas. ...
Abstract
This work has as its theme the process of media construction of Fernando Affonso Collor de Mello, self-titled “Hunter of Marajás”, young president of the Republic who promised to rescue the country from the hardships of inflation of over 1,200% per year, to replace it in the development rails and end corruption. We provide a brief account of his political career, which began before the age of 30 as a mayor-nominee, then his election as federal deputy and, posteriorly, as governor of the state o ...
This work has as its theme the process of media construction of Fernando Affonso Collor de Mello, self-titled “Hunter of Marajás”, young president of the Republic who promised to rescue the country from the hardships of inflation of over 1,200% per year, to replace it in the development rails and end corruption. We provide a brief account of his political career, which began before the age of 30 as a mayor-nominee, then his election as federal deputy and, posteriorly, as governor of the state of Alagoas. We exposed the massive support of the media in constructing a “phenomenon”, especially of the most watched news in the country, Rede Globo's Jornal Nacional. We seek to summarize the ten years of political life of Fernando Collor de Mello, who entered Brazilian history as the youngest and first president elected by direct vote after twenty-nine years, and also as the first to be removed from role due allegations of corruption and misuse of public resources, popular pressure from various segments, and deconstructed by the same media that had created him and without interference from the armed forces. ...
Institution
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Filosofia e Ciências Humanas. Curso de História: Bacharelado.
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