A (Re) descoberta do croqui e do sketch através dos meios digitais
dc.contributor.author | Martins, Paulo Edi Rivero | pt_BR |
dc.contributor.author | Oliveira, Mauricio Machado | pt_BR |
dc.contributor.author | Kulpa, Cínthia Costa | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2020-03-07T04:17:28Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2019 | pt_BR |
dc.identifier.issn | 1850-2032 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/206546 | pt_BR |
dc.description.abstract | Para responder a questionamentos de alunos, com relação ao desenho à mão livre diante da ascensão da computação gráfica, pode-se argumentar que as novas ferramentas, como o tablet/pc, não devem desestimular a prática de análise, percepção e representação espontânea do espaço através de esboços, croquis, sketch e esquemas gráficos. O desenho é forma de expressão natural do ser humano, utilizado desde seus primeiros passos, sem que lhe seja ensinado, devendo ser incentivado e desenvolvido como conhecimento essencial a sua formação. Como linguagem o desenho é acessível a todos Artigas (1999). O tablet/pc surge como alternativa ao ensino de desenho. | pt_BR |
dc.description.abstract | In order to answer students’ questions regarding freehand drawing in the rise of computer graphics, one could argue that new tools, such as the tablet / pc, should not discourage the practice of analysis, perception and spontaneous representation of the Space through sketches, sketch, sketches and graphic schemes. Design is a natural form of expression of the human being, used from its first steps, without being taught and should be encouraged and developed as essential knowledge for its formation. As the language design is accessible to all ARTICLES (1999). The tablet / pc are presented as an alternative to teaching design. | en |
dc.description.abstract | Para responder a las preguntas de los estudiantes acerca de la aplicación del dibujo a mano alzada vs. la utilización de tablets/pc y otros dispositivos, podríamos argumentar que las nuevas tecnologías no deberían desalentar la práctica del análisis, la percepción y la representación espontánea del espacio a través de bocetos, bosquejos, croquis y esquemas gráficos. El diseño es una forma natural de expresión del ser humano (desarrollado desde sus primeros pasos, sin ser enseñado) y debería ser alentado e impulsado como parte de los conocimientos esenciales para su formación integral. Como el idioma, es accesible a todos. Articles (1999). | es |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Actas de Diseño. Buenos Aires. n. 29 (dez. 2019), p. 50-54 | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Digital Media | en |
dc.subject | Desenho técnico | pt_BR |
dc.subject | Ensino | pt_BR |
dc.subject | Sketch | en |
dc.subject | Tablet | en |
dc.subject | Croquis | pt_BR |
dc.subject | Digital | en |
dc.subject | Tablet | pt_BR |
dc.subject | Drawing | en |
dc.subject | Design digital | pt_BR |
dc.subject | Medios Digitales | es |
dc.subject | Croquis | es |
dc.subject | Tablet | es |
dc.subject | Digital | es |
dc.subject | Dibujo | es |
dc.title | A (Re) descoberta do croqui e do sketch através dos meios digitais | pt_BR |
dc.type | Artigo de periódico | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001113379 | pt_BR |
dc.type.origin | Estrangeiro | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
Artigos de Periódicos (40917)Ciências Sociais Aplicadas (4180)