Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.contributor.authorLima Júnior, Paulopt_BR
dc.contributor.authorOstermann, Fernandapt_BR
dc.contributor.authorSantos, Flavia Rezende Valle dospt_BR
dc.date.accessioned2020-02-29T04:21:23Zpt_BR
dc.date.issued2010pt_BR
dc.identifier.issn1806-5104pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/206344pt_BR
dc.description.abstractA presente pesquisa buscou investigar a construção de lideranças na dinâmica discursiva de um debate sobre Mecânica Quântica entre estudantes de um curso de graduação em Física e possíveis relações com as diferenças de gênero. Reconhece-se como pressuposto que a linguagem está atada à vida social concreta e que, por essa razão, podemos conhecer alguns aspectos da vida social por meio de uma análise dos usos da linguagem. Uma análise do debate pautada em Lemke (1997) buscou detectar, entre os participantes, quais estariam exercendo o papel de liderança. Como resultado, foi possível perceber que a liderança durante a atividade foi majoritariamente exercida por meninos. As estratégias utilizadas pelas meninas para lidar com a dominação masculina foram analisadas e discutidas. Acreditamos que a consciência das disparidades de gênero ligadas às relações de poder pode auxiliar os professores a promover uma participação mais equilibrada dos estudantes na construção dos significados científicos.pt_BR
dc.description.abstractThis research aimed to investigate the construction of leadership in the dynamics of a debate on Quantum Mechanics among Physics undergraduate students and relationships with gender issues. This research recognizes that language is connected to concrete social life and that, therefore, we can know some aspects of the social life by means of analyzing the uses of language. Lemke’s framework (1997) was used to detect, in the debate, which student would be playing the role of leader. As result, it was possible to perceive that leadership of the activity was mostly a masculine feature. The girls’ strategies to deal with masculine domination had been analyzed and discussed. We believe that the conscience of the gender disparities related to power relationships can assist professors on promoting a balanced participation of students in the construction of the scientific meanings.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofRevista brasileira de pesquisa em educação em ciências. Porto Alegre. Vol. 10, n. 1 (jan./abr. 2010), [16] p.pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectGenderen
dc.subjectEnsino de ciênciaspt_BR
dc.subjectRelações de gêneropt_BR
dc.subjectDiscursive interactionsen
dc.subjectLeadershipen
dc.subjectPhysics teachingen
dc.titleLiderança e gênero em um debate acadêmico entre graduandos em físicapt_BR
dc.title.alternativeLeadership and gender in an academic debate amid physics undergraduate students en
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb000776150pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Ficheros en el ítem

Thumbnail
   

Este ítem está licenciado en la Creative Commons License

Mostrar el registro sencillo del ítem