Concepções epistemológicas veiculadas pelos parâmetros curriculares nacionais na área de ciências naturais de 5ª a 8ª série do ensino fundamental
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Data
2005Tipo
Assunto
Resumo
Este artigo tem como objetivo analisar as concepçõe s epistemológicas veiculadas pelos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) na área de Ciências Naturais de quinta a oitava séries do ensino fundamental. Mostramos a falta de comprometi mento dos PCNs em tomar uma posição frente aos referenciais teóricos atuais para a epis temologia e a filosofia da Ciência reconhecidos pela área de pesquisa em ensino de Ciências. Conclu ímos que essa carência de referenciais teóricos acaba induzindo os profes ...
Este artigo tem como objetivo analisar as concepçõe s epistemológicas veiculadas pelos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) na área de Ciências Naturais de quinta a oitava séries do ensino fundamental. Mostramos a falta de comprometi mento dos PCNs em tomar uma posição frente aos referenciais teóricos atuais para a epis temologia e a filosofia da Ciência reconhecidos pela área de pesquisa em ensino de Ciências. Conclu ímos que essa carência de referenciais teóricos acaba induzindo os professores a uma visão empirist a-indutivista de produção de conhecimento ainda predominante no ensino de Ciências. A análise é feita a partir do livro de introdução aos Parâmetros Curriculares Nacionais e anexos da área de Ciências Naturais de quinta a oitava séries do ensino fundamental. ...
Abstract
The purpose of this paper is to describe an analis ys of the epistemological conception conveyed by the National Curriculum Standards in th e area of natural sciences for grades 5 th to 8 th . We show the lack of commitment of these standards regarding present theoretical frameworks for epistemology and philosophy of science recognized by the area of research in science education. We conclude that such a lack of theoretical frameworks ends up inducing the teachers to an empirist-inductivist vis ...
The purpose of this paper is to describe an analis ys of the epistemological conception conveyed by the National Curriculum Standards in th e area of natural sciences for grades 5 th to 8 th . We show the lack of commitment of these standards regarding present theoretical frameworks for epistemology and philosophy of science recognized by the area of research in science education. We conclude that such a lack of theoretical frameworks ends up inducing the teachers to an empirist-inductivist vision of knowledge production still dominating science education. The analysis was carried out using the book and appendices of the National Standards corresponding to the natural sciences for elementary school. ...
Contido em
Revista brasileira de pesquisa em educação em ciências. Porto Alegre. Vol. 5, n. 2 (maio/ago. 2005), p. 5-14
Origem
Nacional
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