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dc.contributor.advisorRodrigues, Ana Tércia Lopespt_BR
dc.contributor.authorBrunetto, Cesar Santospt_BR
dc.date.accessioned2020-02-22T04:20:57Zpt_BR
dc.date.issued2013pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/206203pt_BR
dc.description.abstractO presente estudo analisa a governança corporativa das dez maiores empresas do varejo brasileiro, segundo divulgado no final de 2012 pelo IBEVAR. Esta avaliação dá-se através da criação de um índice de avaliação de governança corporativa, montado a partir das recomendações disponíveis na literatura do tema. Adicionalmente, o material referente às empresas analisadas foi buscado em suas demonstrações financeiras, relatórios de sustentabilidade, formulários de referência e demais fontes na internet, bem como entrando em contato com cada uma das empresas, através do setor de Relações com Investidores ou através do setor de Fale Conosco/Atendimento ao Cliente. Inicialmente, é apresentado o embasamento teórico de governança corporativa, através da conceituação, histórico e principais acontecimentos, em diversos países do mundo e no Brasil. Após, o artigo expõe os conceitos, o histórico e pesquisas referentes ao varejo no mundo e no Brasil. A seguir, o índice elaborado é detalhado e cada item é embasado conforme o referencial teórico, índice este que é utilizado para montar o ranking de classificação das empresas conforme a governança corporativa de cada uma delas. Os resultados da pesquisa revelam que há uma variação considerável quando comparados ambos os ranking, em função, principalmente, de considerar-se apenas o faturamento em um deles. Porém esta variação não é percebida quando analisamos o ranking de governança com o ranking das maiores empresas do varejo mundial, visto que o primeiro e segundo colocado de cada ranking são os mesmos. Como sugestão para próximas pesquisas, o artigo expõe os conceitos de governança para pequenas, médias empresas e empresas com gestão familiar, o papel da auditoria interna na governança corporativa das empresas e o tema de mecanismos de mensuração de governança corporativa nas organizações.pt_BR
dc.description.abstractThis paper analyzes the ten largest retail companies in Brazil, according to a ranking published by IBEVAR in late 2012. This evaluation occurs from the creation of an evaluation index of corporate governance, created from the IBGC’s recommendations and from other studies available on the subject. Furthermore, the information about the analyzed companies was taken from their financial statements, sustainability reports, reference forms, sources on the internet and from contact with each of the companies through their Investor Relations management or through their customer service. Initially, the theoretical foundation is presented by forming concepts and showing the historical context and relevant facts in Brazil and other countries in the world. Then, the paper discloses the concepts, the historical context and the researches about the retail industry worldwide and in Brazil. Hereafter, the created index is presented in detail and each of its items is grounded according to the author’s discernment. This index is also used to create a ranking according the corporate governance of each of the companies. The results of this research reveal that there is considerable variation when comparing both rankings. This variation occurs mainly due to the fact that one of the rankings considers only the revenue, but this variation is not noticeable when comparing the governance ranking with the world’s largest retail companies, since the first and the second place of each ranking are the same. As suggestions for future research, the paper presents the concepts of corporate governance for small, medium and family-owned businesses, as well the role of internal audit in corporate governance of companies and the subject of measurement mechanisms of corporate governance in organizations.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectCorporate Governanceen
dc.subjectGovernança corporativapt_BR
dc.subjectRetailen
dc.subjectEmpresapt_BR
dc.subjectIndexesen
dc.subjectManagementen
dc.titleComo a governança corporativa agrega valor às dez maiores empresas do varejo brasileiro : uma análise através de indicadorespt_BR
dc.title.alternativeHow the corporate governance adds value to the ten largest retail companies in Brazil : an analysis using indicatorsen
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001112444pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Ciências Econômicaspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2013pt_BR
dc.degree.graduationCiências Contábeispt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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