Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorBianchi, Márciapt_BR
dc.contributor.authorSouza, Vitor Feijó dept_BR
dc.date.accessioned2020-02-22T04:20:56Zpt_BR
dc.date.issued2013pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/206202pt_BR
dc.description.abstractOs docentes têm como papel principal disseminar conhecimento transmitindo-o aos seus discentes. Paralelamente às funções em sala de aula, muitos professores também se dedicam à produção científica por entenderem que este é um dos caminhos para a construção e difusão do saber. Sendo assim, esta pesquisa tem o objetivo deidentificar o perfil da produção científicados professores do Departamento de Ciências Contábeis da UFRGS bem como utilizar a Matriz Importância-Desempenho de Slack na análise do desempenho dos docentes. Com relação aos procedimentos metodológicos, esta pesquisa classifica-se quanto à abordagem do problema como quantitativa e qualitativa.Quanto aos objetivos, como descritiva e com relação aos procedimentos técnicos utilizados, como sendo um estudo de caso e pesquisa documental. Os principais resultados obtidos com esta pesquisa revelaram que: (i) no período analisadohouve produção científica tanto em periódicos, como em congressos e livros;(ii) quanto a periódicos houve concentração desse tipo de produção científica nas mãos de poucos docentes; e, (iii) com relação à avaliação discente sob a perspectiva da Matriz Importância-Desempenho verificou-se que todos os docentes se enquadraram na Zona Adequada da Matriz. Verificou-se, ainda, com relação aos periódicos, que a maioria dos periódicos publicados se enquadrou no estrato B3 da capes. Quanto aos congressos, pôde-se verificar quehouve um crescimento anual constante na produção científica relacionada a este tipo de publicação. Por outro lado, quanto às publicações de livros observou-se que houve reduzida produção no período analisado.pt_BR
dc.description.abstractTeachers have as their primary role disseminate knowledge transmitting it to their students. Alongside the classroom functions, many teachers are also dedicated to the scientific outputbecause they understand it as a way for the construction and dissemination of knowledge. For that reason, this research aim, through its main objective, identify thescientific production profile of the teachers from the Accounting Department of UFRGS and apply theImportance-Performance Matrix of Slack to analyze theteachers performance. Regarding the methodological procedures, this research is classifiedas quantitative and qualitative. In relation to its objectives this research is classified as descriptive and with respect to the technical procedures as a case study and documentary research. The main results of this research revealed that: (i) in the period analyzed in this research there was scientific productionboth in journals, conferences and books (ii) concerning journals there were concentration of this type of scientific outputin a few teachers, and, (iii) in relation to student evaluation from the perspective of the Importance-Performance Matrix, all the teachers fit in theMatrixSuitable Zone.It was also verified with respect to journals, that most journals published was framed in stratum B3 of the capes. Regarding the conferences, it was observed that there was a steady annual growth in the scientific output related to this type of publication. On the other hand, with respect to the publication of books was observed that there was reduced production during the period analyzed.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectScientific Outputen
dc.subjectUniversidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Ciências Econômicaspt_BR
dc.subjectContabilidadept_BR
dc.subjectTeacheren
dc.subjectProdução científicapt_BR
dc.subjectImportance-Performance Matrixen
dc.titlePerfil da produção científica e a aplicação da matriz importância-desempenho de slack na análise dos docentes do Departamento de Ciências Contábeis da Universidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001112702pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Ciências Econômicaspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2013pt_BR
dc.degree.graduationCiências Contábeispt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples