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dc.contributor.advisorGrijó, Luiz Albertopt_BR
dc.contributor.authorFavretto, Gabrielpt_BR
dc.date.accessioned2020-02-13T04:22:41Zpt_BR
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/205847pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho tem por objetivo estudar a indústria da música dos EUA através de uma análise comparada entre a década de 1970 e 2000. A comparação se dá no intuito de entender como o neoliberalismo afetou tal setor de mercado tendo em vista que o projeto neoliberal estava em sua infância nos anos 1970 e já havia conquistado certa hegemonia no novo milênio. Para tal, é utilizado como fonte os charts de fim de ano da revista Billboard. Esses, por mensurarem o número de vendas e reproduções de uma determinada canção ao longo do ano são o padrão para se medir a popularidade de uma música nos EUA. O estudo se dá, portanto, no sentido de entender não só o âmbito econômico desse processo, mas também as mudanças na esfera discursiva das letras das canções utilizando para tal a ideia de neoliberalismo enquanto uma racionalidade. O foco desta instrumentalização é a questão da subjetivação dos sujeitos pelo discurso, sendo o neossujeito o marco teórico empregado para tal.pt_BR
dc.description.abstractThis paper aims to study the US music industry through a comparative analysis between the 1970s and 2000s. This comparison is intended to understand how neoliberalism affected this market sector given that the neoliberal project was in its infancy in the 1970s and had already gained some hegemony in the new millennium. For this purpose, Billboard magazine's year-end charts are used as source. These, by estimating the number of sales and plays of a particular song throughout the year, are the standard for measuring the popularity of a tune in the US. The study therefore takes place in order to understand not only the economic scope of this process, but also the changes in the discursive sphere of the lyrics using the idea of neoliberalism as rationality for this purpose. The focus of this instrumentalization is the subjectivation by the discourse, being the neo-subject the theoretical framework employed for such.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectNeoliberalismopt_BR
dc.subjectCulture industryen
dc.subjectIndústria musicalpt_BR
dc.subjectMusic industryen
dc.subjectBillboarden
dc.subjectSubjetivaçãopt_BR
dc.subjectYear-end chartsen
dc.subjectNeoliberalismen
dc.subjectSubjectivationen
dc.subjectNeo-subjecten
dc.titleNeoliberalismo, subjetivação e oligopólio na indústria da música : um estudo comparativo entre o topo das paradas da Billboard da década de 1970 e 2000pt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001111742pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Filosofia e Ciências Humanaspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2019pt_BR
dc.degree.graduationHistória: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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