Neoliberalismo, subjetivação e oligopólio na indústria da música : um estudo comparativo entre o topo das paradas da Billboard da década de 1970 e 2000
dc.contributor.advisor | Grijó, Luiz Alberto | pt_BR |
dc.contributor.author | Favretto, Gabriel | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2020-02-13T04:22:41Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2019 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/205847 | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho tem por objetivo estudar a indústria da música dos EUA através de uma análise comparada entre a década de 1970 e 2000. A comparação se dá no intuito de entender como o neoliberalismo afetou tal setor de mercado tendo em vista que o projeto neoliberal estava em sua infância nos anos 1970 e já havia conquistado certa hegemonia no novo milênio. Para tal, é utilizado como fonte os charts de fim de ano da revista Billboard. Esses, por mensurarem o número de vendas e reproduções de uma determinada canção ao longo do ano são o padrão para se medir a popularidade de uma música nos EUA. O estudo se dá, portanto, no sentido de entender não só o âmbito econômico desse processo, mas também as mudanças na esfera discursiva das letras das canções utilizando para tal a ideia de neoliberalismo enquanto uma racionalidade. O foco desta instrumentalização é a questão da subjetivação dos sujeitos pelo discurso, sendo o neossujeito o marco teórico empregado para tal. | pt_BR |
dc.description.abstract | This paper aims to study the US music industry through a comparative analysis between the 1970s and 2000s. This comparison is intended to understand how neoliberalism affected this market sector given that the neoliberal project was in its infancy in the 1970s and had already gained some hegemony in the new millennium. For this purpose, Billboard magazine's year-end charts are used as source. These, by estimating the number of sales and plays of a particular song throughout the year, are the standard for measuring the popularity of a tune in the US. The study therefore takes place in order to understand not only the economic scope of this process, but also the changes in the discursive sphere of the lyrics using the idea of neoliberalism as rationality for this purpose. The focus of this instrumentalization is the subjectivation by the discourse, being the neo-subject the theoretical framework employed for such. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Neoliberalismo | pt_BR |
dc.subject | Culture industry | en |
dc.subject | Indústria musical | pt_BR |
dc.subject | Music industry | en |
dc.subject | Billboard | en |
dc.subject | Subjetivação | pt_BR |
dc.subject | Year-end charts | en |
dc.subject | Neoliberalism | en |
dc.subject | Subjectivation | en |
dc.subject | Neo-subject | en |
dc.title | Neoliberalismo, subjetivação e oligopólio na indústria da música : um estudo comparativo entre o topo das paradas da Billboard da década de 1970 e 2000 | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001111742 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Instituto de Filosofia e Ciências Humanas | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2019 | pt_BR |
dc.degree.graduation | História: Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
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TCC História (782)