A representação dos judeus nas ilustrações da obra Cantigas de Santa Maria, do rei Afonso X de Leão e Castela (1252 – 1284)
dc.contributor.advisor | Almeida, Cybele Crossetti de | pt_BR |
dc.contributor.author | Stelmach, Yuri Leonardo Rosa | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2020-02-13T04:21:43Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2019 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/205793 | pt_BR |
dc.description.abstract | A presente investigação tem o objetivo de analisar como os judeus são representados nas ilustrações das Cantigas de Santa Maria (CSM), um conjunto de poemas medievais escritos, ilustrados e musicados na corte do rei Afonso X de Leão e Castela, na segunda metade do século XIII. Nesse contexto, ainda que tolerados, esses indivíduos viviam sob o estigma e a marginalização social, bem como eram alvos de acusações baseadas em mitos e estereótipos antijudaicos. A metodologia empregada nesta pesquisa consiste em uma análise interpretativa das imagens presentes nas CSM e que constituem o corpus de estudo, para a qual adotam-se os seguintes autores e sua respectiva contribuição: (a) Montenegro (1998), com seu estudo sobre a representação dos judeus na Espanha medieval e os argumentos teológicos, políticos, culturais e sociais que configuraram o repertório antijudaico do período; (b) Barral (2007), com seu estudo sobre a representação dos judeus nas Cantigas de Santa Maria, centrado na relação dialética entre texto e iconografia; (c) Disalvo (2009), autor que discorre sobre elementos tipológicos e figurativos na representação do indivíduo judeu. Para a interpretação dessas imagens, esta pesquisa aproxima-se dos postulados de Schmitt (2007), segundo o qual a imagem pictórica não pode ser considerada mera ilustração do texto, mas um suporte que conta com recursos próprios de representação, os quais amplificam ou comprimem aspectos textuais. Além disso, a análise de imagens deve levar em conta o contexto sócio-cultural em que essas produções se inserem. Por isso, a partir das análises realizadas, assume-se a importância das ilustrações nas CSM, uma vez que é por meio dela que se pode identificar um léxico iconográfico estereotipado dos judeus, que fez uso e reforçou acusações antijudacias no século XIII. | pt_BR |
dc.description.abstract | This research aims to analyze how the Jews are represented in the illustrations of the Cantigas de Santa Maria (CSM), a set of medieval poems written, illustrated and musical in the court of the King Afonso X of Castile and Leon in the second half of the XIII century. In this context, although tolerated, those individuals lived under stigma and social marginalization, as well as they were targets of accusations based on anti-Jewish myths and stereotypes. The methodology used in this research consists of na interpretative analysis of the images presented in the CSM and which constitute the corpus of study, to which the following authors and their respective contributions are adopted: (a) Montenegro (1998), with his study on the representation of Jews in medieval Spain and the theological, political, cultural and social arguments that configured the anti-Jewish repertoire of the period; (b) Barral (2007), with his study on the representation of Jews in the Cantigas de Santa Maria, centered on the dialectical relationship between text and iconography; (c) Disalvo (2009), author who discusses typological and figurative elements in the representation of the Jewish individual. For the interpretation of those images, this research approaches the postulates of Schmitt (2007), according to which the pictorial image cannot be considered mere illustration of the text, but a support that has its own resources of representation, which amplify or compress textual aspects. In addition, image analysis must take into account the socio-cultural context in which those productions are inserted. Therefore, from the analyzes carried out, it is assumed the importance of illustrations in the CSM, since it is by means of it that someone can identify a stereotypical iconographic lexicon of the Jews, which made use and reinforced anti-Jewish accusations in the XIII century. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Image | en |
dc.subject | Afonso X, Rei de Castella e Leão, 1221-1284. Cantigas de Santa Maria : Crítica e interpretação | pt_BR |
dc.subject | Judeus | pt_BR |
dc.subject | Jewish | en |
dc.subject | Anti-judaism | en |
dc.subject | Antijudaismo | pt_BR |
dc.subject | Middle ages | en |
dc.title | A representação dos judeus nas ilustrações da obra Cantigas de Santa Maria, do rei Afonso X de Leão e Castela (1252 – 1284) | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001112148 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Instituto de Filosofia e Ciências Humanas | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2019 | pt_BR |
dc.degree.graduation | História: Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
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TCC História (789)