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dc.contributor.advisorSilva, Marcelo Kunrathpt_BR
dc.contributor.authorMaio, Ivone dos Passospt_BR
dc.date.accessioned2020-02-13T04:21:28Zpt_BR
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/205766pt_BR
dc.description.abstractNos últimos anos, na esteira dos movimentos conhecidos como Occupy, há um crescente movimento de ocupação do espaço público, em especial com atividades culturais com pautas políticas anunciadas ou subjacentes, que tem chamado a atenção nas cidades brasileiras: piqueniques culturais, slams poéticos, rodas de samba, intervenções artísticas, festas de rua, blocos de carnaval entre outras. Estas iniciativas parecem relacionar-se com uma nova forma de entender a participação política que passa por fora das instituições convencionais. Junto a este debate, sobre a cultura como expressão e canal político e o repertório da ocupação parecem estar expostas as tensões sobre os espaços públicos, pressionados pela lógica da privatização e muitas vezes esvaziados pela negligência das políticas públicas e/ou pela violência urbana. Este emaranhado que constrói o fenômeno merece atenção especial da Sociologia Política, porque parece informar sobre as relações das pessoas, em especial dos jovens, com a política na contemporaneidade. Este trabalho tem como objetivo investigar qual o sentido de participação política dos recentes eventos culturais em espaços públicos urbanos de Porto Alegre que unem produção cultural e contestação? A busca desse sentido se dá pela visão dos próprios atores. Então, de forma mais específica, pretende descrever os eventos culturais estudados; verificar qual(is) a(s) teoria(s) leiga(s) dos organizadores sobre participação política e como isso se expressa na estruturação dos eventos e examinar como tal(is) teoria(s) se relacionam com as concepções sobre participação política encontradas na literatura. Para isso, foram utilizadas três técnicas de coleta de dados: a pesquisa documental, a observação direta e a entrevista semi-estruturada. Tendo como amostra três eventos culturais-políticos de Porto Alegre/RS. A análise se deu por codificações indutivas e dedutivas, com a ajuda do software NVivo. As análises das teorias leigas dos atores apontam para uma compreensão multidimensional da participação política que se afasta da abordagem tradicional da literatura, principalmente ao expor a combinação de motivações políticas, econômicas e hedonistas e ao entender que promover valores e práticas por meio de vivências transformadoras é uma forma de produzir mudança social.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEspaços públicospt_BR
dc.subjectParticipação políticapt_BR
dc.subjectMudança socialpt_BR
dc.subjectPorto Alegre (RS)pt_BR
dc.titleOcupação de espaços públicos de Porto Alegre com eventos culturais-políticos : teorias leigas sobre os sentidos de participação políticapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001111787pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Filosofia e Ciências Humanaspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2019pt_BR
dc.degree.graduationCiências Sociais: Bachareladopt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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