Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorStrohaecker, Tania Marquespt_BR
dc.contributor.authorPeres, Deleon Ouriquespt_BR
dc.date.accessioned2020-02-07T04:15:42Zpt_BR
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/205586pt_BR
dc.description.abstractO bairro Vila Nova possui um importante potencial estratégico para a mobilidade da zona sul de Porto Alegre. No entanto, suas vias não acompanharam o ritmo do crescimento populacional e a sobrecarga de trânsito de veículos tem gerado transtornos na mobilidade da população que por elas transita. Este estudo teve como objetivo analisar os impactos da urbanização na mobilidade da Vila Nova. A metodologia utilizada na pesquisa se caracteriza como analítico-descritiva. A análise foi realizada a partir de três aspectos: (i) as políticas públicas municipais, pela consulta aos relatórios anuais e ao diagnóstico de mobilidade do município; (ii) as informações demográficas dos dados populacionais, de renda, dos domicílios e da pavimentação no entorno destes para estabelecimento do perfil socioeconômico dos moradores; (iii) a mobilidade urbana no bairro, relacionada às temáticas de motorização, do uso da bicicleta, do tempo de deslocamento e do tráfego de veículos. Sobre o bairro Vila Nova, pode-se concluir que existem poucas ações planejadas para melhoria da mobilidade e que ainda carecem de recursos para serem executadas, há um expressivo crescimento populacional e da desigualdade social, falta de elementos urbanos básicos para qualificação da mobilidade e ausência de incentivos ao uso dos modais mais sustentáveis, como o deslocamento a pé ou de bicicleta.pt_BR
dc.description.abstractThe Vila Nova neighborhood has an important strategic potential for mobility in the south of Porto Alegre. However, its roads have not kept pace with population growth and the traffic overload of vehicles has generated disruptions in the mobility of the population that passes through them. This study aimed to analyze the impacts of urbanization on the mobility of Vila Nova. The methodology used in the research is characterized as analytical-descriptive. The analysis was performed from three aspects: (i) municipal public policies, by consulting the annual reports and diagnosing the municipality's mobility; (ii) demographic information of population data, income, households and paving around them to establish the socioeconomic profile of the residents; (iii) urban mobility in the neighborhood, related to motorization, bicycle use, commuting time and vehicle traffic. Regarding the Vila Nova neighborhood, it can be concluded that there are few planned actions to improve mobility that still lack the resources to be executed, there is a significant population growth and social inequality, lack of basic urban elements for mobility qualification and lack of incentives for using more sustainable modes such as walking or cycling.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectUrban expansionen
dc.subjectExpansão urbanapt_BR
dc.subjectMobilidade urbanapt_BR
dc.subjectMobilityen
dc.subjectVila Nova (Porto Alegre, RS)pt_BR
dc.subjectVila Nova neighborhooden
dc.titleImpactos da urbanização na mobilidade do bairro Vila Nova em Porto Alegre, RSpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001111248pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Geociênciaspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2019pt_BR
dc.degree.graduationGeografia: Bachareladopt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples