Partilhar experiências, construir identidade: reflexões sobre a transição aluna-professora a partir da troca de saberes
dc.contributor.advisor | Kaercher, Nestor André | pt_BR |
dc.contributor.author | Figueiredo, Carolina Muniz | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2020-02-07T04:14:42Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2019 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/205567 | pt_BR |
dc.description.abstract | No presente trabalho, tenho por finalidade trazer reflexões sobre o complexo processo de transição de aluno para professor. Trazendo algumas questões-chave para entender esse fenômeno, proponho um diálogo entre mim e meus colegas e mestres de profissão, fazendo de nossas certezas, dúvidas, impressões e vivências as ferramentas para a construção de um fazer docente mais democrático e que propicie e construção da autonomia de nossos alunos. No primeiro capítulo, trago meu relato de docente, desde o período anterior à universidade até o presente momento; no segundo trago as contribuições de meus colegas e mestres através de entrevista elaborada a partir do método pesquisa-ação; no terceiro, trago reflexões acerca dessa conversa, trabalhando com as categorias de utopia e autonomia. | pt_BR |
dc.description.abstract | In this paper, I aim to bring reflections on the complex process of transition from a student to a teacher. Bringing you some of the key questions in order to understand this phenomenon, we propose to you a conversation between me and my co-workers and the masters of the profession, making our certainties, doubts, impressions and experiences the tools for the construction of a teaching practicing more democratic and that facilitates the building of our students’ autonomy. In the first chapter, I bring you my story as a teacher from my times before university, up to the presente. In the second, I bring out the contributions of my co-workers, and teachers through the interview drawn up on the basis of the method of action research. In the third one, I bring you reflections on the conference by working with the categories of utopia and autonomy. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Prisão : Rio Grande do Sul Brasil | pt_BR |
dc.subject | Autonomy | en |
dc.subject | Utopia | pt_BR |
dc.subject | Student-to-teacher transition | en |
dc.subject | Autonomia | pt_BR |
dc.subject | Teacher's identity | en |
dc.subject | Identidade profissional | pt_BR |
dc.title | Partilhar experiências, construir identidade: reflexões sobre a transição aluna-professora a partir da troca de saberes | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001111266 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Instituto de Geociências | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2019 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Geografia: Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
TCC Geografia (452)