Mostrar registro simples

dc.contributor.authorSchwetz, Paulete Fridmanpt_BR
dc.contributor.authorNunes, Luciana Nevespt_BR
dc.date.accessioned2020-02-06T04:18:07Zpt_BR
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.issn1806-1362pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/205549pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho busca avaliar, com base em análise estatística, os resultados da implementação de um curso a distância para o ensino do programa computacional AutoCAD 2D, com modelo pedagógico desenvolvido especialmente para esse fim. Essa ferramenta é utilizada pela disciplina Desenho Técnico Instrumentado, oferecida pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. A partir da criação do modelo pedagógico, foi desenvolvido um curso no ambiente virtual de aprendizagem (AVA) Moodle UFRGS. Finalizada a criação do curso, foi iniciado o processo de implementação para sua validação. Para tanto, foram formados três grupos de alunos de graduação de diferentes cursos de Engenharia, com variados perfis e sem conhecimento prévio de AutoCAD. Os resultados obtidos foram analisados estatisticamente por meio da ferramenta computacional SPSS Statistics. A cada implementação, foram realizadas alterações no curso para o seu aperfeiçoamento. As análises estatísticas demonstraram que o desempenho dosalunos que realizaram a última versão do curso a distância foi bastante satisfatório, sendo equiparado ao desempenho dos estudantes que aprenderam a ferramenta de forma presencial. Esses resultados indicam a adequação do curso desenvolvido para o ensino do programa computacional AutoCAD 2D a distância.pt_BR
dc.description.abstractThe current research attempts to evaluate, through statistical analysis, the results of the implementation of a course to teach the computer- -aided drafting software application AutoCAD 2D that uses a pedagogical model developed for this purpose. This application is used in the Instrumented Technical Design undergraduate course offered by the Federal University of Rio Grande do Sul. Based on the created pedagogical model, the course was developed in thevirtual learning environment (VLE) Moodle UFRGS. After that, theimplementation process took place for its validation. Three groups of studentsfrom different engineering courses with different backgrounds and no previousknowledge of AutoCAD were formed. The results were statistically analyzedusing the SPSS statistical computational tool. At each implementation, changeswere made to the course for its improvement. Statistical analysis showed thatthe performance of the students who did the last version of the distance learning course was quite satisfactory when compared to the performance of the students who learned the tool in the face-to- -face classroom setting. Thus, it can be concluded that the pedagogical model proposed by this study is appropriate to teach the AutoCAD2 software at a distance.en
dc.description.abstractEl presente trabajo busca evaluar, a partir de un análisis estadístico, los resultados de la implementación de un curso a distancia para la enseñanza del programa computacional AutoCAD 2D, con modelo pedagógico desarrollado especialmente para ese fin. Esta herramienta es utilizada por la disciplina Diseño Técnico Instrumentado, ofrecida por la Universidad Federal de Rio Grande do Sul. A partir de la creación del modelo pedagógico, se desarrolló un curso en el ambiente virtual de aprendizaje (AVA) Moodle UFRGS. Finalizada la creación de curso, se inició el proceso de implementación para su validación. Se formaron tres grupos de alumnos de graduación de diferentes cursos de Ingeniería, con variados perfiles y sin conocimiento previo de AutoCAD. Los resultados obtenidos fueron analizados estadísticamente a través de la herramienta computacional SPSS Statistics. En cada implementación, se realizaron cambios en el curso para su perfeccionamiento. Los análisis estadísticos demostraron que el desempeño de los alumnos que realizaron la última versión del curso a distancia fue bastante satisfactorio, siendo equiparada al desempeño de los estudiantes que aprendieron la herramienta de forma presencial. Estos resultados indican la adecuación del curso desarrollado para la enseñanza del programa computacional AutoCAD 2D a distancia.es
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofRevista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância. São Paulo, Associação Brasileira de Educação a Distância, 2019. Vol. 18, n°. 1 (2019), p. 1 - 18.pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectDistance education (DE)en
dc.subjectEducação superior : Brasilpt_BR
dc.subjectAmbiente virtual de aprendizagempt_BR
dc.subjectVirtual learning environment (VLE)en
dc.subjectPedagogical modelen
dc.subjectEducação a distânciapt_BR
dc.subjectAutocadpt_BR
dc.subjectAutoCAD 2Den
dc.titleDesenvolvimento de um curso EaD para o ensino da ferramenta computacional AutoCAD 2Dpt_BR
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001103308pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples