A representação do gaúcho nos livros didáticos: a influência do tradicionalismo na educação
dc.contributor.advisor | Fontoura, Luiz Fernando Mazzini | pt_BR |
dc.contributor.author | Johann, Natália Martins dos Santos | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2020-02-06T04:17:36Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2019 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/205508 | pt_BR |
dc.description.abstract | Considerando a influência do Tradicionalismo Gaúcho na vida dos habitantes do Rio Grande do Sul, e o fato da Unidade Federativa da escola ser uma das habilidades a ser conquistada no 5° ano do Ensino Fundamental, esse trabalho tem como finalidade analisar a figura do gaúcho presente nos Livros Didáticos do 5° ano do Ensino Fundamental, averiguando que cultura do Estado do Rio Grande do Sul é ensinada a partir dessas obras. Deste modo, além da análise dos Livros Didáticos, é conhecer a Base Nacional Comum Curricular e do Programa Nacional do Livro Didático, e de como essas políticas se constituíram, além da construção da figura do gaúcho. Os resultados indicaram a forte presença da figura do Gaúcho nos Livros Regionais, e a ausência de estudos sobre o Estado do Rio Grande do Sul no PNLD de 2019. | pt_BR |
dc.description.abstract | Considering the influence of the Gaucho Traditionalism on Rio Grande do Sul inhabitants, and also considering the fact that the Federative Unity instruct the children with the Gaucho culture since the fifth grade, this research have the finality to analyse the character present on these books, veryfing the taught of Rio Grande do Sul state culture, based on these specific literature. So, beyond all these analysis, it's possible to know the BNCC and PNLD, and how RS culture were structured within the Gaucho Character. The results show a strong presence of Gaucho's figure on REGIONAL BOOKS, but, we also could see the absence of RS studies and the Gaucho culture on NATIONAL BOOKS PNLD 2019 | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Textbook | en |
dc.subject | Ensino de geografia | pt_BR |
dc.subject | Tradicionalismo : Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.subject | Geography teaching | en |
dc.subject | Livros didáticos : análise | pt_BR |
dc.subject | Traditionalism | en |
dc.title | A representação do gaúcho nos livros didáticos: a influência do tradicionalismo na educação | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001111203 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Instituto de Geociências | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2019 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Geografia: Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
TCC Geografia (463)