Mostrar registro simples

dc.contributor.authorDias, Valéria da Veigapt_BR
dc.contributor.authorSchuster, Marcelo da Silvapt_BR
dc.contributor.authorBattistella, Luciana Florespt_BR
dc.contributor.authorTalamini, Edsonpt_BR
dc.date.accessioned2020-02-06T04:17:26Zpt_BR
dc.date.issued2014pt_BR
dc.identifier.issn2179-684Xpt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/205493pt_BR
dc.description.abstractO contexto organizacional esta to mando uma postura mais sensíve l aos problemas ambientais e sociais ou mesmo a aceitação da responsabilidade s obre os impactos causados por seus processos pr odutivos, inserindo-se no que foi chamado inicialmente de Responsabilidade Social dentro de um contexto e mpresarial e evoluiu ao conceito difundido por Elkington (1998) gerando a di scussão em torno de um novo movimento que foi cham ado de paradigma sustentável. O t ema apresenta- se no limiar de novas oportunidades para as organizações, com i sso o objetivo deste estudo foi verificar: de que forma empresas com atuação i nternacional incluem a gestão sustentável em seus negócios? Os resultados do estudo foram obtidos a partir de entrevistas s emiestruturadas, com os princi pais gestores de três grandes organizações. Observou -se que a gestão sustentável aind a está muito ligada a ferramentas de apoio e não como parte da construção da estratégia das empresas apesar de ser possível perceber que as mesmas buscam u m envolvimento maior neste sentido quando passam a rever suas est ratégias. A gestão sustentável se mostrou como fonte de oportunidade para n egócios no exterior para as empresas estudadas, já que a preparação para a tuação com legislação ambiental, exigências globais, matérias-primas e pro cessos ecologicamente corretos preparou as organizações a comercializa rem em esfera global.pt_BR
dc.description.abstractThe organizational context is taki ng a more sensitive to environ mental and social problems or even the acceptance of responsibility for the impac ts of their production processes, inserting itself in what was initially called the So cial Responsibility within a business context and evolved widespread concept by Elkington (1998) generating discussion around a new movement that was called sustainable pa radigm. The theme presents itself on the thres hold of new opportunities for organizations, thus the aim of this study was to: "how chemical companies with inte rnational operations include sustainable management in their business?" The results of the study were obtained from semi-structured interviews with key managers of t hree large organizations. It was observed that sustainable management is s till very attached to supporting tools and not as part of the construction of corpora te strategy although you may realize that they seek g reater involvement in this dire ction when they come to review their strategies. Sus tainable management proved a sou rce of opportunity for overseas business for the companies studied, as preparation for performance with environmental legislation, global requirements, raw materi als and processes environmentally friendly or ganizations prepared to market on a global level.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofRevista Brasileira de Administração Científica- RBADM. Aquidabã, Sergipe. Vol. 5, n. 1 (jan./jun. 2014), p. [96]-110pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectGlobalizationen
dc.subjectSustentabilidadept_BR
dc.subjectSustainabilityen
dc.subjectGestãopt_BR
dc.subjectEstratégiapt_BR
dc.subjectStrategyen
dc.subjectInternacionalizaçãopt_BR
dc.subjectDesenvolvimento sustentávelpt_BR
dc.titleGestão sustentável : desafios ou oportunidades em organizações internacionalizadas?pt_BR
dc.title.alternativeSustainable management : challenges or opportunities in organizations internationalized?en
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb000994097pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples