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dc.contributor.authorConti, Keli Cristinapt_BR
dc.contributor.authorNunes, Luciana Nevespt_BR
dc.contributor.authorGoulart, Amaript_BR
dc.contributor.authorEstevam, Everton José Goldonipt_BR
dc.date.accessioned2020-02-06T04:16:58Zpt_BR
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.issn1981-1322pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/205448pt_BR
dc.description.abstractEste artigo apresenta resultados de uma pesquisa motivada por inquietações a respeito da formação do professor que ensina Matemática nos primeiros anos da Educação Básica. O estudo objetiva traçar um cenário de cursos de Pedagogia no que diz respeito à presença da Estatística em seus currículos prescritos. O corpus do estudo consiste em instituições públicas da Região Sul do Brasil. Para a pesquisa documental, do tipo exploratória, foram obtidas informações das matrizes curriculares e súmulas/ementas das disciplinas de 37 cursos (dos 40 existentes). Para se produzirem os resultados do estudo documental foi utilizada a estatística descritiva e para a análise foram construídas nuvens de palavras, as quais se associam a uma análise qualitativa e exploratória. Os achados sugerem um desalinhamento entre as demandas apontadas pelos currículos prescritos para os Anos Inicias do Ensino Fundamental e as ementas dos cursos de Pedagogia analisados. Enquanto os currículos impõem demandas complexas para o ensino de Estatística na Educação Básica, as disciplinas do curso de formação apresentam tímida presença de saberes estatísticos, tanto aqueles específicos a se ensinar quanto os pedagógicos, demandados para ensinar Estatística. Isso evidencia, portanto, a necessidade de se reverem os componentes curriculares na formação inicial de modo a explicitar nos currículos prescritos a necessidade e intenção de desenvolver tanto conhecimentos estatísticos quanto pedagógicos relacionados à Estatística.pt_BR
dc.description.abstractThis article presents results of a research motivated by concerns about the teacher education that teaches Mathematics in the first years of Basic Education. The study aims to draw a scenario of Pedagogy courses regarding the presence of Statistics in their prescribed curricula. The corpus of the study consists of public institutions of the Southern Region of Brazil. For documentary research, of the exploratory type, the information of the curricular matrices and discipline syllabus of 37 courses (of the 40 existing ones) were obtained. In order to produce the results of the document study, descriptive statistics were used and for the analysis, word clouds were constructed, which are associated to a qualitative and exploratory analysis. The findings suggest a misalignment between the demands pointed out by the curricula prescribed for the First Years of Elementary School and the discipline syllabus of the Elementary Teacher Education courses analyzed. While the curricula impose complex demands for Statistics teaching in Basic Education, the disciplines of teacher education course show a timid presence of statistical knowledge, both the specific ones to be taught and the pedagogical ones, demanded to teach Statistics. This evident, therefore, the need to review the curricular components in the initial formation in order to make explicit in the prescribed curricula the need and intention to develop both statistical and pedagogical knowledge related to Statistics.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofRevista Eletrônica de Educação Matemática. Florianópolis, Universidade Federal de Santa Catarina, 2019. Vol. 14, Edição Especial Educação Estatística, (2019) p.1-15.pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEducacao basica : Professor : Formacaopt_BR
dc.subjectCurrículo : Educação básicapt_BR
dc.subjectFormação pedagógicapt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.titleUm cenário da educação estatística em cursos de pedagogiapt_BR
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001103622pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


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