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dc.contributor.advisorMaurente, Vanessa Soarespt_BR
dc.contributor.authorSchmitz, Luanapt_BR
dc.date.accessioned2020-02-04T04:14:24Zpt_BR
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/205382pt_BR
dc.description.abstractA proposta deste trabalho emerge da experiência viva e quente de aprendizagem do corpo no universo circense. Propõe-se uma entrada no campo da educação por duas vias que se relacionam entre si. A primeira consiste em uma breve revisão histórica e genealógica sobre o regime disciplinar escolar, enquanto projeto moderno atrelado a demandas capitalistas específicas, em sua relação com a domesticação dos corpos das populações nacionais, dos “selvagens” (populações ameríndias) e das crianças. A segunda compõe-se a partir de uma pesquisa cartográfica, realizada sobre o campo de imanência experimentado pelo corpo nos processos de aprendizagem em uma escola de circo da cidade de Porto Alegre. A aprendizagem do corpo no circo afirma uma diferença em relação à política recognitiva hegemônica no ensino formal, no sentido de que o aprendizado se dá pela exploração direta do corpo em direção à matéria, constituindo-se, assim, em um convite à experimentação e à invenção, processo imprevisível e cujos resultados são sempre singulares.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectCorpopt_BR
dc.subjectCircopt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectPsicologia socialpt_BR
dc.titleO corpo no ar : cartografia sobre a cognição inventiva em processos de aprendizagem no tecido acrobáticopt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001111550pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Psicologiapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2019pt_BR
dc.degree.graduationPsicologiapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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