Diversidade nos processos de recrutamento e seleção : um estudo com trabalhadores do setor de tecnologia da informação
Fecha
2019Autor
Nivel académico
Grado
Tipo
Resumo
Este trabalho tem como principal objetivo compreender de que maneira a área de Gestão de Pessoas de empresas do setor de TI têm (ou não) incorporado a diversidade nos processos de recrutamento e seleção de pessoas. Para alcançar tal finalidade, em um primeiro momento foi realizada uma revisão de literatura acerca dos temas de gestão da diversidade nas organizações, gestão de pessoas e o processo de recrutamento e seleção, possibilitando as bases teóricas para o estudo em campo executado posteri ...
Este trabalho tem como principal objetivo compreender de que maneira a área de Gestão de Pessoas de empresas do setor de TI têm (ou não) incorporado a diversidade nos processos de recrutamento e seleção de pessoas. Para alcançar tal finalidade, em um primeiro momento foi realizada uma revisão de literatura acerca dos temas de gestão da diversidade nas organizações, gestão de pessoas e o processo de recrutamento e seleção, possibilitando as bases teóricas para o estudo em campo executado posteriormente. Os dados empíricos foram coletados a partir de uma pesquisa qualitativa, de caráter exploratório por meio de entrevistas com roteiros semiestruturados. A partir desses dados, foi feita uma análise de conteúdo, levando em consideração a revisão teórica e os resultados das entrevistas, e, em seguida, uma análise interpretativa com a técnica de construção de categorias com base na fala dos entrevistados. Através dessa análise, verificou-se que existem práticas de recrutamento e seleção que auxiliam na inclusão de pessoas diversas em empresas de tecnologia da informação, mas ao mesmo tempo é necessário construir um ambiente acolhedor e tolerante por meio de uma gestão da diversidade. ...
Institución
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Administração. Curso de Administração.
Colecciones
-
Tesinas de Curso de Grado (37015)Tesinas Administración (3134)
Este ítem está licenciado en la Creative Commons License