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dc.contributor.advisorDorfman, Adrianapt_BR
dc.contributor.authorVelozo, Edgar Garciapt_BR
dc.date.accessioned2020-01-31T04:13:14Zpt_BR
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/205232pt_BR
dc.description.abstractAo se discutir educação e ensino em regiões fronteiriças, devem ser levados em conta diversos aspectos: os fluxos transfronteiriços, a economia interdependente, os diálogos institucionais e a cultura integrada. Em Ambas Aceguás, o par de cidadesgêmeas presente na fronteira sul do Brasil com o Uruguai, se observa uma integração cultural consolidada e a presença de uma identidade fronteiriça própria. Este trabalho busca analisar essa identidade fronteiriça intercultural a partir de escolas brasileiras e uruguaias e identificar quais são os desafios referentes ao ensino de Geografia na região. Através de discussões teóricas sobre a interculturalidade nas fronteiras, abordando a educação e o ensino de Geografia como importantes elementos na formação de identidade, se nota uma necessidade da presença das vivências interculturais dos alunos em sala de aula. Trabalhos de campo foram realizados nas escolas de ambas cidades com entrevistas e observações, para se formular um estudo sobre os desafios e potencialidades do ensino de Geografia em regiões fronteiriças, especificamente em Ambas Aceguás.pt_BR
dc.description.abstractWhen discussing education and teaching in border regions, several aspects should be taken into account: cross-border flows, the interdependent economy, institutional dialogues and the integrated culture. In Ambas Aceguás, a pair of twin cities located in the southern border of Brazil with Uruguay, there is a consolidated cultural integration and the presence of a border identity of its own. This paper seeks to analyze the intercultural border identity formed through Brazilian and Uruguayan schools and to identify the challenges related to Geography teaching in the region. Through theoretical discussions about interculturality in the border, approaching education and Geography teaching as important elements in the identity formation, it becomes visible the need of the presence of the students’ intercultural experiences in the classroom. A fieldwork in the schools of both cities with interviews and observations was planned, in order to build a study which explores the challenges and potentialities of Geography teaching in border regions, specifically in Ambas Aceguás.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectGeography teachingen
dc.subjectEnsino de geografiapt_BR
dc.subjectFronteiras : Espaço fronteiriço : Região Platina Brasil Uruguaipt_BR
dc.subjectBordersen
dc.subjectInterculturalityen
dc.subjectInterculturalidadept_BR
dc.subjectBorder regionen
dc.titleDesafios do ensino de Geografia em região de fronteira: o caso da fronteira de Ambas Aceguáspt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001111122pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Geociênciaspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2019pt_BR
dc.degree.graduationGeografia: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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