Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorSilva, Rosimeri Aquino dapt_BR
dc.contributor.authorStoll, Kauhana Zuboskipt_BR
dc.date.accessioned2020-01-31T04:12:56Zpt_BR
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/205213pt_BR
dc.description.abstractNesta monografia realizo a pesquisa através de um estudo de caso buscando entender como a escola pode ser um espaço de prevenção e transformação do cenário da violência contra a mulher em nossa sociedade. Partindo das perspectivas de docentes, discentes e orientação escolar. Assim, trago ao longo da escrita minhas motivações para essa pesquisa, como também o cenário que me levou a escolha da instituição escolar pesquisada e sua breve contextualização. Retomo as leis e orientações que organizam a educação básica para fundamentar a temática na escola e o porquê de sua importância. Após, conceituo ‘violência contra a mulher’, bem como seu cenário no Brasil e como a escola também é um dos espaços de prevenção da violência contra a mulher. A seguir, abordo os dados da violência e feminicídio no Brasil demonstrando como a temática se mostra urgente. A partir disso faço a análise das entrevistas semi-estruturadas que realizei com docentes, orientação pedagógica e discentes. Analiso como eles conceituam a violência, se a temática é importante em sala de aula, se a escola é ou pode vir a ser um espaço de transformação, além das especificidades trazidas pelos entrevistados. Por fim, realizo considerações sobre a instituição, os alunos, os professores e a própria temática. Como os discentes acreditam na escola como um espaço propício para abordar temas sensíveis, principalmente em relação à temática da violência contra a mulher.pt_BR
dc.description.abstractDans cette monographie, j’effectue une recherche à travers d’une étude de cas pour comprendre comme l’école peut être un espace de prévention et transformation du contexte de la violence contre la femme dans notre société. Partant des perspectives des enseignants, des élèves et de l’orientation scolaire. Ainsi, j’apporte au cours de l’écriture mes motivations pour cette recherche, comme aussi le contexte que m'a amené à choisir l'institution scolaire recherchée et sa brève contextualisation. Je reviens aux lois et les orientations à propos de l'éducation basique pour justifier la thématique dans l’école et la raison de son importance. Après, je fais la conceptualisation de ‘violence contre la femme’, aussi bien de son contexte au Brésil et comme l’école est aussi un des espace de prévention contre la femme. À suivre, j’apporte les statistiques de violence et féminicide au Brésil en démontrant l’urgence de ce thème. À partir de cela, je fais l'analyse des entretiens semi-structurés que j’ai réalisés avec les enseignants, l’orientation pédagogique et les élèves. J'analyse le mode dont ils conceptualisent la violence, si le thème est important en classe, si l'école est ou peut devenir un espace de transformation, en plus des spécificités apportées par les personnes interrogées. Enfin, j’ai réalisé des considérations sur l'institution, les élèves, les enseignants et sur le propre thème. Comme les élèves croient dans l'école comme un espace propice pour aborder questions sensibles, surtout en relation avec le thème de la violence contre la femme.fr
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectViolencefr
dc.subjectViolência : Mulherpt_BR
dc.subjectViolência contra a mulherpt_BR
dc.subjectSociologiefr
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectFemmefr
dc.subjectPrevencao do crimept_BR
dc.subjectEducationfr
dc.subjectTransformationfr
dc.subjectPréventionfr
dc.title"É popular bater em mulher?" violência contra a mulher : a escola como espaço de desnaturalização e transformaçãopt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001111149pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Filosofia e Ciências Humanaspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2019pt_BR
dc.degree.graduationCiências Sociais: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples