Perspectivas de Ensino de História Decolonial : uma experiência na disciplina de Estudos latino-americanos do Colégio de Aplicação/UFRGS
dc.contributor.advisor | Pereira, Nilton Mullet | pt_BR |
dc.contributor.author | Vargas, Giordano Ferreira | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2020-01-31T04:12:45Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2019 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/205200 | pt_BR |
dc.description.abstract | No primeiro semestre do ano de 2018 tivemos a experiência de estágio obrigatório no Ensino Médio na disciplina de Estudos latino-americanos (ELA) do Colégio de Aplicação (CAp) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). O presente trabalho tem como objetivo discutir como foram construídas as possibilidades de Ensino de História em sala de aula neste período com o conceito de decolonialidade, buscando apresentar autores que trabalham com algumas de suas principais vertentes, pensando especialmente nas práticas pedagógicas decoloniais. Também, é debatida a questão da inserção do tema América Latina nas aulas de História, fazendo uma análise da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) relacionada à área e trazendo as possibilidades de proposição de conteúdos didáticos em ELA a partir desta. Por último, são apresentados e analisados planejamentos de aula utilizados na experiência, onde são discutidas perspectivas de Ensino de História decolonial. | pt_BR |
dc.description.abstract | In the first semester of 2018 we had the experience of mandatory internship in high school in the discipline of Latin American Studies (ELA) at the Colégio de Aplicação (CAp) School of the Federal University of Rio Grande do Sul (UFRGS). This work aims to discuss how the possibilities of teaching History in the classroom were built in this period with the concept of decoloniality, presenting authors who work with some of its main aspects, thinking especially about decolonial pedagogical practices. Also, the issue of the insertion of Latin America in History classes is debated, making an analysis of the National Common Curriculum Base (BNCC) related to the area and bringing the possibilities of proposing didactic content in ELA from it. Finally, we present and analyze lesson plans used along the experience, where perspectives of decolonial History teaching are discussed. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Ensino de história | pt_BR |
dc.subject | Decoloniality | en |
dc.subject | History Teaching | en |
dc.subject | Decolonialidade | pt_BR |
dc.subject | America latina : Ensino | pt_BR |
dc.subject | Latin America | en |
dc.subject | Práticas pedagógicas | pt_BR |
dc.subject | pedagogical practices | en |
dc.subject | BNCC | en |
dc.title | Perspectivas de Ensino de História Decolonial : uma experiência na disciplina de Estudos latino-americanos do Colégio de Aplicação/UFRGS | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001110973 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Instituto de Filosofia e Ciências Humanas | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2019 | pt_BR |
dc.degree.graduation | História: Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
TCC História (789)