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dc.contributor.authorLima Júnior, Paulopt_BR
dc.contributor.authorOstermann, Fernandapt_BR
dc.contributor.authorSantos, Flavia Rezende Valle dospt_BR
dc.date.accessioned2020-01-24T04:09:27Zpt_BR
dc.date.issued2012pt_BR
dc.identifier.issn1806-5104pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/204954pt_BR
dc.description.abstractEste artigo se apropria da sociologia da educação de Pierre Bourdieu (1930-2002) como ferramenta para a interpretação dos fenômenos evasão e retenção nos cursos de graduação em Física (bacharelado e licenciatura) oferecidos pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Com auxílio do pacote estatístico PASW 18, foram realizadas análises de contingência e sobrevivência de 1226 registros discentes com ingresso entre 1995 e 2009. Tais análises permitiram avaliar a existência de relações estatisticamente significativas entre evasão e retenção, por um lado, e variáveis socioeconômicas, por outro. Os resultados indicam que: (1) estudantes de diferentes origens sociais (em matéria de capitais econômico e cultural), ao entrar em cursos de Física, têm aproximadamente as mesmas chances de obter diploma; (2) estudantes que obtêm diploma ficam retidos aproximadamente por tanto mais tempo quanto pior é sua origem social. Discutidos à luz da sociologia de Bourdieu, esses resultados permitiram argumentar contra a ilusão de que trajetórias bem sucedidas nos cursos de Física são sempre e completamente devidas ao mérito dos alunos. Novas questões de pesquisa são levantadas com o propósito de refinar essa discussão.pt_BR
dc.description.abstractThis paper implements the sociology of Pierre Bourdieu (1930-2002) as a tool for the understanding of dropout and retention in Physics undergraduate courses offered by Universidade Federal do Rio Grande do Sul. With the statistical package PASW 18, we realized contingency and survival analysis of 1226 students with admission records between 1995 and 2009. Such analysis allowed us to account for statistically significant relationships between dropout and retention, on the one hand; and socio-economic variables, on the other. The results indicate that: (1) students from different social backgounds (in terms of economic and cultural capital), on entering Physics courses, have approximately the same chance to get diploma, (2) students who obtain a diploma are held approximately the longer the worse their social position. Discussed in light of Bourdieu's sociology, these results allowed us to argue against the illusion that successful careers in the courses of physics are always and completely due to students’ the merit. New research questions are raised in order to refine this discussion.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofRevista brasileira de pesquisa em educação em ciências. Porto Alegre. Vol. 12, n. 1 (2012), p. 37-60pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEnsino de fisica : Ensino superiorpt_BR
dc.subjectBourdieu's Sociology of Educationen
dc.subjectSociologia da educaçãopt_BR
dc.subjectPhysics’ Undergraduate Coursesen
dc.subjectEvasão escolarpt_BR
dc.subjectDropout and Retentionen
dc.titleAnálise dos condicionantes sociais da evasão e retenção em cursos de graduação em física à luz da sociologia de Bourdieupt_BR
dc.title.alternativeAnalysis of the social determinants of dropout and retention in physics undergraduate courses under Bourdieu's sociology en
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb000913938pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


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