Recursos e restrições nas explicações de futuros professores de física sobre mecânica quântica
dc.contributor.author | Pereira, Alexsandro Pereira de | pt_BR |
dc.contributor.author | Ostermann, Fernanda | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2020-01-24T04:09:25Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2012 | pt_BR |
dc.identifier.issn | 1806-5104 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/204953 | pt_BR |
dc.description.abstract | Nesse trabalho, apresentamos um estudo sobre o papel da mediação textual no ensino de ciências. Esse estudo traz resultados preliminares de uma tese de doutorado, ainda em andamento, que investiga a formação inicial de professores de física em mecânica quântica. A metodologia adotada no presente estudo consiste na análise do discurso de um grupo de licenciandos em física, conforme eles respondem a um teste escrito sobre física moderna. O objetivo é analisar o modo como “recursos textuais” disponíveis nesse contexto institucional moldam as explicações de futuros professores de Física sobre mecânica quântica. Os resultados da análise mostraram que os recursos textuais empregados pelos estudantes oferecem sérias restrições à formulação de uma resposta adequada ao problema proposto pelo professor. Essas restrições parecem estar relacionadas aos múltiplos objetivos associados à tarefa em questão. | pt_BR |
dc.description.abstract | In this paper, we present a study on the role of textual mediation in science teaching. This study comes up with some preliminary outcomes from an ongoing doctoral thesis, which investigates the teaching of quantum mechanics in the training of high school physics teachers. The methodology used in this paper is based on the analysis of discourse of a group of undergraduate students as they answer a written test on modern physics. The aim of this study is to examine how “textual resources” provided by this institutional context shape the explanations of pre-service physics teacher on quantum mechanics. The outcomes of this study have shown that the textual resources employed by the students have seriously constrained the formulation of a proper response to the problem posed by the teacher. These constrains seem to be related to multiples goal associated with the task itself. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Revista brasileira de pesquisa em educação em ciências. Porto Alegre. Vol. 12, n. 2 (2012), p. 9-28 | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Textual mediation | en |
dc.subject | Ensino de física | pt_BR |
dc.subject | Ensino superior | pt_BR |
dc.subject | Affordances and constraint | en |
dc.subject | Sociocultural approach | en |
dc.subject | Mecânica quântica | pt_BR |
dc.subject | Formação de professores | pt_BR |
dc.subject | Teaching of quantum physics | en |
dc.title | Recursos e restrições nas explicações de futuros professores de física sobre mecânica quântica | pt_BR |
dc.title.alternative | Affordances and constraint in the explanations of pre-service physics teachers on quantum mechanics | en |
dc.type | Artigo de periódico | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000913943 | pt_BR |
dc.type.origin | Nacional | pt_BR |
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