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dc.contributor.advisorFilippi, Eduardo Ernestopt_BR
dc.contributor.authorSilva, Lucas Costa Nogueira dapt_BR
dc.date.accessioned2020-01-24T04:09:23Zpt_BR
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/204952pt_BR
dc.description.abstractO Cinema Novo foi o principal movimento cinematográfico brasileiro; emerge no início da década de sessenta, e esgota no começo da década de setenta. O presente trabalho tem, por objetivo, analisar as condições de natureza econômica, política, social, cultural e afins, que estabeleceram a gênese do movimento, e deram suporte para a sua consolidação. Investiga-se, portanto, as variáveis que tornaram possível a viabilização do Cinema Novo no Brasil naquele momento histórico específico. Deste modo, contemplou-se o destaque nacional e internacional que os filmes cinemanovistas obtiveram na história da cinematografia do país, e o auxílio que estes forneceram para a construção de uma nova linguagem cinematográfica, além da criação de uma identidade nacional. Ademais, admite-se o papel fundamental que o movimento possuiu para o desenvolvimento do cinema brasileiro como um todo. Para empreender tal estudo, o trabalho está estruturado em três capítulos: I) breve abstração sobre o termo cinema e sua natureza econômica de destaque; II) uma análise dos fatores exógenos e endógenos que propiciaram as condições materiais para o surgimento do movimento; III) as contradições que ocasionaram no esgotamento do Cinema Novo, além de sua contribuição para alcançar a construção de uma indústria nacional de cinema.pt_BR
dc.description.abstractCinema Novo was the major Brazilian cinematographic movement; it emerged in the early 1960s, and it was exhausted in the early 1970s. The present work has, as a goal, to analyze and demystify the economic, political, social, cultural and related conditions that established the genesis of this movement, and gave support to its consolidation. Therefore, it investigates the variables that made the viability of Cinema Novo in Brazil possible at that specific historical moment. Thus, it contemplates the national and international prominence that cinemanovistas films obtained on the cinematography history of the country, and the aid that these provided for the construction of a new cinematographic language, besides the creation of a national identity. Furthermore, it admits the fundamental role the movement has played to the Brazilian cinema’s development as a whole. To engage such a study, the paper is structured in three chapters: I) a brief abstraction on the term cinema and its noteworthy economic nature; II) an analysis of exogenous and endogenous factors that provided the material conditions for the emergence of the movement; III) the contradictions which caused the exhaustion of Cinema Novo, besides its contribution to achieving the construction of a national cinema industry.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectCinemapt_BR
dc.subjectCinema Novoen
dc.subjectEconomiapt_BR
dc.subjectDevelopmentalismen
dc.subjectDesenvolvimentismopt_BR
dc.subjectMarxismen
dc.subjectBrasilpt_BR
dc.titleCinema made in Brazil - o complexo audiovisual do Cinema Novo : as confluências econômicas, políticas, sociais e culturais do período (1950-1974)pt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001110821pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Ciências Econômicaspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2018pt_BR
dc.degree.graduationCiências Econômicaspt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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