“Crônica” : da elaboração de um comentário crítico sobre a/de dentro da tradição da MPB
dc.contributor.advisor | Prass, Luciana | pt_BR |
dc.contributor.author | Muck, Bruno Affonso | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2020-01-24T04:09:22Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2019 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/204951 | pt_BR |
dc.description.abstract | Este Projeto de Graduação em Música Popular consiste em um memorial descritivo sobre o processo de composição e produção fonográfica do EP denominado “Crônica”, gravado no Estúdio SOMA em 2019 com base em canções que compus de modo fragmentado desde o final de 2017. Concebo este trabalho em diálogo com a tradição da MPB, por sua vez compreendida enquanto um complexo cultural plural marcado indelevelmente por uma cultura política de esquerda em seu processo formativo nos anos 1960, sobre o qual realizo uma breve revisão histórica a fim de refletir acerca dos impasses estético-ideológicos preponderantes para a consolidação de uma música engajada em torno do paradigma nacional-popular. Para além da postura crítica assumida na poesia das canções produzidas e no texto do memorial, dialogando com autores de áreas como a etnomusicologia e a história cultural da MPB, busquei inspiração no conceito de hibridismo contrastivo para repensar a relação entre diferentes matrizes musicais no processo de realização sonora, com o intuito de me afastar da prerrogativa de compromisso para com a identidade e cultura nacionais. | pt_BR |
dc.description.abstract | This Undergraduate Project in Popular Music consists of a descriptive memorial about the processes of composition and phonographic production of the EP named “Crônica”, which was recorded at Estúdio SOMA in 2019, based upon songs that I wrote discontinuously since the end of 2017. I conceive this work as in dialogue with the MPB tradition, understood as a plural cultural complex indelibly marked by a left-wing political culture through its formative process in the 1960s, over which I perform a historical review in order to think about the aesthethical and ideological clashes towards the consolidation of an engaged music surrounding the national-popular paradigm. Beyond the critical posture that I assume in the poetry of the songs, as well as in the text of the memorial, in dialogue with authors of areas such as ethnomusicology and the cultural history of MPB, I sought the concept of contrastive hibridism for inspiration in order to rethink the relationship between diverse musical matrixes on the sound realization process, with the intent of moving away from the prerrogative of commitment to national identity and culture. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.format.mimetype | audio/x-wav | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Música popular | pt_BR |
dc.subject | Popular music | en |
dc.subject | Cultural history of MPB | en |
dc.subject | Mpb | pt_BR |
dc.subject | Phonographic production | en |
dc.subject | Produção fonográfica | pt_BR |
dc.subject | Processo composicional | pt_BR |
dc.subject | Compositional process | en |
dc.title | “Crônica” : da elaboração de um comentário crítico sobre a/de dentro da tradição da MPB | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001110686 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Instituto de Artes | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2019 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Música: Habilitação em Música Popular: Bacharelado | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
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TCC Música (193)