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dc.contributor.authorNetto, Jader da Silvapt_BR
dc.contributor.authorCavalcanti, Claudio Jose de Holandapt_BR
dc.contributor.authorOstermann, Fernandapt_BR
dc.date.accessioned2020-01-24T04:08:07Zpt_BR
dc.date.issued2015pt_BR
dc.identifier.issn1806-5104pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/204910pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho apresenta os resultados parciais de uma pesquisa de doutorado na qual estão sendo investigadas as estratégias discursivas adotadas por professores em formação na compreensão de alguns conceitos fundamentais de Física Quântica em atividades didáticas mediadas pelo software Interferômetro Virtual de Mach-Zehnder (IVMZ). Essas atividades didáticas trataram a complementaridade onda-partícula, teseimportante da Interpretação de Copenhagen, de modo a abordar os fenômenos intermediários de interferência quântica via simulação no IVMZ. À luz da teoria da mediação de Vygotsky e da filosofia translinguística de Bakhtin foram analisados os enunciados de uma dupla de estudantes durante atividades de simulaçãocomputacional mediadas também pelo uso de roteiros exploratórios concebidos para este fim. Os resultados indicam que a compreensão ativamente responsiva que ambos evidenciam em determinadas passagens ao longo dos extratos discursivos provavelmente deu suporte para que os estudantes tenham demonstrado mudanças discursivas importantes no processo de compreensão dos conceitos abordados nas atividades didáticas.pt_BR
dc.description.abstractThis paper presents partial results of a doctoral thesis, in which is being investigated discursive strategies adopted by pre-service teachers when they try to understand some fundamental concepts of Quantum Physics in didactic activities mediated by the Virtual Mach-Zehnder Interferometer (VMZI). These didactic activities were focused on the wave-particle complementarity, a key thesis of Copenhagen Interpretation, to deal with partial quantum interference phenomena, simulating it in VMZI. Grounded on the Vygotsky’s mediation and Bakhtin’stranslinguistics theories, discursive interactions of a pair of pre-service teachers during computational simulation activities have been analyzed, also mediated by exploratory guidebooks designed for this purpose. The results have pointed that the actively responsive understanding stance manifested by pre-service teachers in some discursive excerpts, probably provide them basis in order that they could demonstrate important discursive changes in the understanding process of the main concepts addressed in the didactic activities.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofRevista brasileira de pesquisa em educação em ciências. Porto Alegre. Vol. 15, n. 2 (2015), p. 293-320pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEnsino de fisica : Ensino superiorpt_BR
dc.subjectTraining of pre-service teachersen
dc.subjectSociocultural perspectiveen
dc.subjectFormação de conceitopt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectQuantum Physics conceptsen
dc.subjectInterferômetros de Mach-Zehnderpt_BR
dc.titleEstratégias discursivas adotadas por professores em formação na compreensão do fenômeno da complementaridade em atividades didáticas mediadas pelo interferômetro virtual de Mach-Zehnderpt_BR
dc.title.alternativeDiscursive strategies adopted by pre-service teachers in understanding the phenomenon of complementarity in learning activities mediated by virtual Mach-Zehnder interferometer en
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb000995923pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


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