Mostrar registro simples

dc.contributor.authorSantos, Flávia Maria Teixeira dospt_BR
dc.contributor.authorGreca, Ileana Maríapt_BR
dc.contributor.authorSerrano, Agostinhopt_BR
dc.date.accessioned2020-01-23T04:05:33Zpt_BR
dc.date.issued2003pt_BR
dc.identifier.issn1806-5104pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/204864pt_BR
dc.description.abstractNeste trabalho relatamos uma experiência de utilização de um software de simulação na disciplina de Química Geral do curso de Química da Universidade Luterana do Brasil - ULBRA. Este software de simulação, o programa DICEWIN, usado em pesquisa científica básica, que está sendo adaptado para o uso em sala de aula por nossa equipe. Ao utilizarmos o DICEWIN na Química Geral temos o objetivo de possibilitar aos estudantes a modelização e a visualização do comportamento microscópico de soluções, para a construção dos conceitos envolvidos no conteúdo de Forças Intermoleculares. Nas atividades utilizamos simulações da estrutura de água líquida e de água como solvente para Na+, Cl- e Ar. Os resultados preliminares, indicam que os alunos têm um ganho considerável com a utilização deste tipo de ferramenta que lhes permite não apenas visualizar e representar o comportamento cinético-molecular dos sistemas discutidos, como também se tornam capazes de aprender a utilizar diferentes representações com certa competência.pt_BR
dc.description.abstractIn this paper, we describe the use of a simulation program in a subject of General Chemistry from a Chemistry course from the Universidade Luterana do Brasil – ULBRA. The software DICEWIN is employed in basic research in chemistry and it is being adapted for it use in classroom. Our objective for its use in the General Chemistry is to facilitate the students’ modeling processes and the visualization of the microscopic behavior of solutions, in order to construct the concepts involved in intermolecular forces. By performing a pair distribution function analysis of the solvation of Na+, Cl- and Ar in water, it is shown that it is feasible to explain the differences in solvation for these differently charged solutes. Preliminary results seem to show that the students involved in the experience have a considerable gain with the use of this teaching strategy, specially in the representation of the kinetic-molecular behavior of the discussed systems and in the use of multiple representations for it.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofRevista brasileira de pesquisa em educação em ciências. Porto Alegre. Vol. 3, n. 1 (jan./abr. 2003), p. 58-69pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectSimulation programsen
dc.subjectEnsino e aprendizagempt_BR
dc.subjectSoftware educacionalpt_BR
dc.subjectGeneral Chemistryen
dc.subjectIntermolecular Forcesen
dc.subjectChemistry representationsen
dc.titleUso do software DICEWIN na química geralpt_BR
dc.title.alternativeThe use of the DICEWIN software in general chemistry en
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb000404066pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples