Formação de professores de matemática que preparam estudantes para a OBMEP : uma experiência com tecnologias digitais
Visualizar/abrir
Data
2019Tipo
Outro título
Training of mathematics teachers preparing students for OBMEP : an experience with digital technologies
Assunto
Resumo
O presente artigo, resultado da produção de dados para uma pesquisa de Mestrado Acadêmico em Ensino de Matemática, tem como objetivo compartilhar as reflexões provenientes a partir de um curso ofertado na modalidade à distância. Os participantes do curso, os quais totalizam nove sujeitos, foram professores com formação inicial concluída e que atuam na educação básica. Ao longo do curso, que ocorreu durante dois meses, fez-se uso do aplicativo WhatsApp e da plataforma virtual Coursify.me, onde f ...
O presente artigo, resultado da produção de dados para uma pesquisa de Mestrado Acadêmico em Ensino de Matemática, tem como objetivo compartilhar as reflexões provenientes a partir de um curso ofertado na modalidade à distância. Os participantes do curso, os quais totalizam nove sujeitos, foram professores com formação inicial concluída e que atuam na educação básica. Ao longo do curso, que ocorreu durante dois meses, fez-se uso do aplicativo WhatsApp e da plataforma virtual Coursify.me, onde foram realizadas discussões sobre problemas e atividades de matemática, as quais constituíram o escopo para análise a partir dos referenciais teóricos estudados, entre eles as ideias de Jean Piaget sobre colaboração e cooperação. As análises estão subsidiadas por um olhar qualitativo, o qual permitiu observar a partir das interações entre os participantes, a construção de soluções criativas e encaminhamentos para as situações matemáticas apresentadas. Ao fim da pesquisa pode-se concluir que o trabalho coletivo, evidenciado a partir de ações em conjunto pelos sujeitos participantes, oportunizou além das discussões matemáticas, que os sujeitos refletissem sobre as possibilidades de ações a serem realizadas nas aulas de matemática da educação básica. ...
Abstract
This article, the result of data production for a research of Academic Master in Mathematics Teaching, aims to share the reflections coming from a course offered in the distance modality. The course participants, which total nine subjects, were teachers with completed initial education and working in basic education. During the course, which took place over two months, we made use of the WhatsApp application and the Coursify.me virtual platform, where discussions were held on mathematical probl ...
This article, the result of data production for a research of Academic Master in Mathematics Teaching, aims to share the reflections coming from a course offered in the distance modality. The course participants, which total nine subjects, were teachers with completed initial education and working in basic education. During the course, which took place over two months, we made use of the WhatsApp application and the Coursify.me virtual platform, where discussions were held on mathematical problems and activities, which provided the scope for analysis based on the theoretical frameworks studied, among them Jean Piaget's ideas on collaboration and cooperation. The analyzes are supported by a qualitative look, which allowed observing from the interactions between the participants, the construction of creative solutions and referrals to the mathematical situations presented. At the end of the research it can be concluded that the collective work, evidenced from joint actions by the participating subjects, provided opportunities beyond the mathematical discussions, for the subjects to reflect on the possibilities of actions to be performed in basic education math classes. ...
Contido em
RENOTE: Novas Tecnologias na Educação. Vol. 17, no. 3 (dez. 2019), [10] p.
Origem
Nacional
Coleções
-
Artigos de Periódicos (40175)Ciências Exatas e da Terra (6132)
Este item está licenciado na Creative Commons License