Mostrar registro simples

dc.contributor.authorHentschke, Cynthia dos Santospt_BR
dc.contributor.authorTillmann, Patrícia Andrépt_BR
dc.contributor.authorFormoso, Carlos Torrespt_BR
dc.contributor.authorMartins, Vera Lúcia Milanipt_BR
dc.contributor.authorEcheveste, Marcia Elisa Soarespt_BR
dc.date.accessioned2020-01-23T04:05:04Zpt_BR
dc.date.issued2020pt_BR
dc.identifier.issn1415-8876pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/204839pt_BR
dc.description.abstractA customização em massa é uma estratégia para melhorar a geração de valor para os clientes, oferecendo variedade de produtos e, ao mesmo tempo, mantendo os custos e o prazo de entrega em um nível aceitável. Um problema importante para a aplicação dessa estratégia no setor de produção habitacional é a definição do espaço da solução, ou seja, a variedade de alternativas de produtos a serem oferecidos. Este artigo propõe uma adaptação da análise conjunta para identificar as preferências dos clientes em relação aos atributos customizáveis em empreendimentos habitacionais de baixa renda. A utilidade dessa adaptação é ilustrada em um estudo de caso, o qual foi realizado em uma empresa de construção que entrega empreendimentos habitacionais de baixa renda e oferece algum grau de flexibilidade do produto. Os resultados indicam que essa técnica foi eficaz para compreender as preferências dos clientes dentre diversos atributos de moradia, indicando um ranqueamento dos atributos escolhidos pelos clientes. Consequentemente, essa técnica pode dar suporte a tomada de decisões ao considerar os trade-offs entre as preferências dos clientes, a flexibilidade e os custos do produto, um fator importante a ser considerado por empresas que entregam unidades habitacionais customizadas.pt_BR
dc.description.abstractMass customization is a strategy to improve value generation for customers, by offering product variety and, at the same time, maintaining costs and delivery time to an acceptable level. A key problem for applying this strategy in the housebuilding sector is the definition of the solution space, i.e. the range of product alternatives that will be offered. This paper proposes an adaptation of conjoint analysis to identify customer preferences regarding customizable attributes in low-cost housing projects. The utility of this adaptation is illustrated by a case study, which was carried out in a construction company that had delivered low-income housing projects, and offered some degree of product flexibility. Results indicate that this technique was effective to understand customers’ preferences out of a range of housing attributes, by providing a ranking of those attributes chosen by customers. Therefore, this technique can support decision-making when dealing with tradeoffs between customers’ preferences, product flexibility and costs, which is an important concern for companies that deliver customized housing units.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoengpt_BR
dc.relation.ispartofAmbiente construído: revista da Associação Nacional de Tecnologia do Ambiente Construído. Porto Alegre, RS. Vol. 20, n.1 (jan./mar. 2020), p. 247-262.pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectConjoint analysisen
dc.subjectCustomização em massapt_BR
dc.subjectCustomer’s preferenceen
dc.subjectHabitação popularpt_BR
dc.subjectLow-income housingen
dc.subjectHabitação socialpt_BR
dc.subjectControlled customizationen
dc.titleUsing conjoint analysis to understand customer preferences in customized low-income housebuilding projectspt_BR
dc.title.alternativeO uso da analise conjunta para compreender as preferências dos clientes de projetos de habitação de baixa renda pt
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001110287pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples