Abordando conceitos fundamentais da mecânica quântica no nível médio
dc.contributor.author | Paulo, Iramaia Jorge Cabral de | pt_BR |
dc.contributor.author | Moreira, Marco Antonio | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2020-01-23T04:04:59Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2004 | pt_BR |
dc.identifier.issn | 1806-5104 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/204832 | pt_BR |
dc.description.abstract | A componente experimental do trabalho foi realizada em duas escolas de Ensino Médio da rede particular da cidade de Cuiabá, Brasil, envolvendo cerca 100 alunos, para os quais foram ministrados conteúdos sobre os conceitos fundamentais da MQ na Interpretação de Copenhagen (não determinismo e complementaridade), sendo que, numa das escolas, isso ocorreu após o ensino do tópico “ondulatória”, na perspectiva do ensino da Física Clássica, e na outra escola, antes do ensino deste tópico. Os instrumentos utilizados na avaliação da aprendizagem dos alunos, foram avaliações escritas com questões objetivas e questões abertas. Os dados obtidos foram interpretados através de análise fenomenográfica. Os resultados obtidos indicam que os alunos não apresentaram dificuldades em aprender os conceitos quânticos abordados que sejam maiores que as dificuldades em aprender conceitos clássicos. Foram também identificadas algumas concepções com relação aos conceitos de complementaridade e não determinismo que podem fornecer subsídios sobre como os aprendizes constroem uma aprendizagem potencialmente significativa sobre os conceitos fundamentais da MQ. | pt_BR |
dc.description.abstract | The experimental part of this work was accomplished in two secondary schools at Cuiabá, Mato Grosso State, Brazil, with approximately 100 students, by means of classes on the fundamental principles of Quantum Mechanics in the Copenhagen Interpretation (mainly nondeterminism and complementarity). In one of the schools, this was performed after teaching the topic “waves”, in the perspective of the classical physics, and in the other school, before teaching this topic. The instruments employed in the assessment of the level of students' learning were made up using both open and objective written questions. The obtained data were collected and interpreted by means of the phenomenographic analysis. The findings indicate that the students did not present more learning difficulties than in the case of classical concepts. Some conceptions on complementarity and non-determinism were identified in order to find elements that may clarify the process of how the students construct a potentially meaningful learning on the fundamental concepts of Quantum Mechanics. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Revista brasileira de pesquisa em educação em ciências. Porto Alegre. Vol. 4, n. 2 (maio/ago. 2004), p. 63-73 | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Teaching Quantum Mechanics in the secondary level | en |
dc.subject | Ensino de física | pt_BR |
dc.subject | Copenhagen interpretation | en |
dc.subject | Critical meaningful learning | en |
dc.title | Abordando conceitos fundamentais da mecânica quântica no nível médio | pt_BR |
dc.title.alternative | Approaching quantum mechanics fundamental concepts at high school level | en |
dc.type | Artigo de periódico | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000518742 | pt_BR |
dc.type.origin | Nacional | pt_BR |
Files in this item
This item is licensed under a Creative Commons License

-
Journal Articles (34782)Exact and Earth Sciences (5539)