Mostrar registro simples

dc.contributor.authorGraça, Maria Margaridapt_BR
dc.contributor.authorMoreira, Marco Antoniopt_BR
dc.date.accessioned2020-01-22T04:11:15Zpt_BR
dc.date.issued2004pt_BR
dc.identifier.issn1806-5104pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/204802pt_BR
dc.description.abstractEsta comunicação descreve um estudo realizado com um grupo de professores de Matemática do Ensino Secundário, a Segunda de quatro fases de um estudo mais amplo, que pretende compreender a forma de promover, em quatro professores de Matemática deste nível de ensino, uma evolução representacional que conduza a uma prática que favoreça a aprendizagem significativa da Matemática. A metodologia deste estudo é qualitativa. A recolha de dados baseou-se no inquérito; todos os sujeitos da amostra (n=124) realizaram uma tarefa projectiva (teste de evocação hierarquizada), fizeram uma tarefa de controle da centralidade (teste de reconhecimento do objecto) e responderam a um questionário individual (versão 3). A análise dos dados baseou-se em categorias previamente definidas. O principal objectivo desta investigação foi identificar, caracterizar e descrever representações sociais da Matemática, seu ensino e aprendizagem, destes professores de Matemática do Ensino Secundário e identificar os elementos centrais dessas mesmas representações. Relativamente a estes professores de Matemática enumeram-se as principais conclusões deste estudo: (1) foram identificadas e caracterizadas representações sobre a Matemática, seu ensino e aprendizagem, relativamente às dimensões epistemológica, pedagógica, afectiva e sócio-cultural e possíveis relações entre elas; (2) foi possível identificar o núcleo central de representações destas representações sociais.pt_BR
dc.description.abstractThis paper describes a study carried out with mathematics high school teachers. It's second of the four phases of a more inclusive research, aiming at understanding how to promote, in four mathematics teachers' at this teaching level, a representational evolution leading to a practice that would mediate the meaningful learning of mathematics. The methodology of this study was qualitative. Data gathering was based on questioning; all the subjects of the sample (n=124) carried out a projective task (a hierarchical evocation test), did a centricity control task (object recognition test) and answered a written individual questionnaire (version 3). Data analysis was based in a set of previously defined categories. The main purpose of this research was to identify, to characterize and to describe the social representations of mathematics, their teaching and learning, these mathematics teachers and to identify the central elements of the referred representations. The main findings of this study are the following: (1) we were able to identify and characterize social representations of the teaching and learning of mathematics, regarding their epistemological, pedagogical, emotional and sociocultural dimensions and possible relations between them; (2) it was possible to identify the central nucleus of these social representations.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofRevista brasileira de pesquisa em educação em ciências. Porto Alegre. Vol. 4, n. 3 (set./dez. 2004), p. 41-73pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectSocial representationsen
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectMathematicsen
dc.subjectHigh school teachersen
dc.titleRepresentações sociais sobre a matemática, seu ensino e aprendizagem : um estudo com professores do ensino secundáriopt_BR
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb000518773pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples