O ensino de gêneros acadêmicos em debate : análises de práticas, confronto com a produção científica
dc.contributor.author | Silva, Silvana | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2020-01-22T04:11:02Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2019 | pt_BR |
dc.identifier.issn | 2317-3475 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/204793 | pt_BR |
dc.description.abstract | O ensino de gêneros acadêmicos pode corresponder ou não às expectativas das comunidades de prática científica (STREET, 2014). Nesse sentido, entendemos que alinhar as práticas vigentes da escrita acadêmica ao ensino de escrita é uma perspectiva fundamental para o professor de produção textual preocupado em atender as demandas de uma sociedade letrada cada vez mais exigente e competitiva. Considerando tal cenário, os objetivos do trabalho são os seguintes: 1) analisar três (3) Planos de Ensino da disciplina de Produção de Textos de três semestres (2015/2, 2016/1 e 2017/1) do Curso de Administração de Empresas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) para verificar se há valorização do discurso horizontal ou do discurso vertical da ciência (BERNSTEIN, 1999) e sua compatibilidade com as práticas textuais da área de conhecimento; 2) verificar se as funções da escrita acadêmica (NAVARRO, 2018) aparecem na escrita da resenha acadêmica realizada pelos estudantes. Assim, teremos uma dupla metodologia: em um primeiro momento, os Planos são analisados em função dos gêneros acadêmicos escolhidos e organizados pelo professor bem como dos textos para leitura em sala de aula; em um segundo momento, serão analisados 9 textos de alunos por turma, totalizando 27 textos. Como corpus de confronto com a produção científica, são analisados os discursos de 20 artigos da área de Administração de Empresas, sendo 6 artigos do extrato Qualis A, 8 do Qualis B e 6 do Qualis C. Observaremos se há correlação entre o Qualis e quantidade de funções de escrita atingidas. Os resultados indicam que há coincidência parcial entre o ensino de gêneros acadêmicos nas três turmas em análise e os discursos elaborados pelas comunidades de prática científica. | pt_BR |
dc.description.abstract | The teaching of academic genres may or may not meet the expectations of communities of scientific practice (STREET, 2014). In this sense, we understand that aligning the current practices of academic writing with the teaching of writing is a fundamental perspective for the textual production teacher concerned with meeting the demands of an increasingly demanding and competitive literate society. Considering this scenario, the objectives of the paper are as follows: 1) to analyze three (3) Teaching Plans of the Text Production discipline of three semesters (2015/2, 2016/1 and 2017/1) of the Business Administration Course from the Federal University of Rio Grande do Sul (UFRGS) to verify if there is appreciation of horizontal discourse or vertical discourse of science (BERNSTEIN, 1999) and its compatibility with the textual practices of the knowledge area; 2) verify if the functions of academic writing (NAVARRO, 2018) appear in the writing of the academic review performed by the students. Thus, we will have a double methodology: at first, the Plans are analyzed according to the academic genres chosen and organized by the teacher as well as the texts for reading in the classroom; In a second moment, 9 texts of students per class will be analyzed, totaling 27 texts. As a corpus of confrontation with the scientific production, the discourses of 20 articles from the Business Administration area are analyzed, being 6 articles from Qualis A, 8 from Qualis B and 6 from Qualis C. We will observe if there is a correlation between Qualis and quantity of writing functions achieved. The results indicate that there is a partial coincidence between the teaching of academic genres in the three groups under analysis and the discourses elaborated by the communities of scientific practice. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.relation.ispartof | (Con)textos linguísticos. Vitória, ES. Vol. 13, n. 26 (2019), p. 87-101 | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Academic literacy | en |
dc.subject | Letramento | pt_BR |
dc.subject | Escrita acadêmica | pt_BR |
dc.subject | Functions of academic writing | en |
dc.subject | Academic discourse | en |
dc.subject | Discurso acadêmico | pt_BR |
dc.subject | Ensino | pt_BR |
dc.subject | Genre teaching | en |
dc.title | O ensino de gêneros acadêmicos em debate : análises de práticas, confronto com a produção científica | pt_BR |
dc.type | Artigo de periódico | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001109834 | pt_BR |
dc.type.origin | Nacional | pt_BR |
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