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dc.contributor.authorDantas, Claudio Rejane da Silvapt_BR
dc.contributor.authorMassoni, Neusa Teresinhapt_BR
dc.date.accessioned2020-01-22T04:10:23Zpt_BR
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.issn1518-8795pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/204763pt_BR
dc.description.abstractEste artigo busca apresentar parte dos resultados de uma pesquisa mais ampla que investigou o processo de avaliação da aprendizagem, centrando no componente curricular Física no âmbito da disciplina de Ciências, anos finais do Ensino Fundamental, em escolas públicas do Município de Porto Alegre, RS, coordenadas pela Secretaria Municipal de Educação. Adotamos a abordagem da pesquisa qualitativa e o estudo de caso na acepção de Stake (2011). Realizamos estudos distintos envolvendo, ao todo, dez escolas públicas. Este texto focaliza resultados de observação e escuta das práticas cotidianas escolares através da promoção da escuta de longos diálogos em diferentes momentos, e imersão na sala de aula junto a três professoras de Ciências para compreender os “modos de fazer” a avaliação dessas professoras (três estudos de casos, um em cada escola), bem como captar o significado da avaliação na perspectiva de estudantes. A partir da análise da legislação brasileira e de uma revisão da literatura e de posturas teóricas surgiu a necessidade de buscarmos compreender as artes de fazer a avaliação da aprendizagem, as fabricações e “invenções anônimas” de professoras de Ciências, aqui reveladas como táticas de resistências na perspectiva da teoria das práticas e invenções cotidianas de Certeau (2014). Evidenciamos que as professoras fazem uso de estratégias e táticas em um processo criativo de subversão das normas que lhes são impostas para avaliar, como forma de resistência. Os três estudos mostram a riqueza de dar a palavra e a necessidade de proceder à escuta de professores, que é, ao mesmo tempo, uma escuta externa e uma escuta de si para compreender seus modos de fazer a avaliação, suas “bricolagens” para enfrentamento de problemas de várias ordens (violência, infrequência, ausência de sonhos e expectativas nos estudantes, desvalorização profissional, políticas desencontradas, salários defasados, etc.). A escuta da palavra parece auxiliar na reinvenção de suas histórias, como professoras, diminuir a angústia frente às pressões e revela também demandas da escola à academia. Os estudantes dizem que o professor deveria ouvi-los mais e não avaliar apenas o quanto eles dominam o conteúdo. Desta forma, observação e escuta do cotidiano escolar pode estar se revelando um passo inicial indispensável para a construção de políticas públicas e melhorias do processo avaliativo.pt_BR
dc.description.abstractThis article aims to present part of the results of a broader research that investigated the assessment of learning in Science Education, with special attention to physics whitin the discipline of Science, in public elementary schools in Porto Alegre, RS, coordinated by Municipal Secretary of Education (SMED, in Portuguese). We adopt a qualitative research approach and a "case study" under Robert Stake’s perspective (Stake, 2011). We carry out distinct studies involving, in all, ten public schools. This text results of observation and "listening" observation and "listening" to the daily practices through the promotion and appreciation of “listening” to long dialogues with three teachers of science and immersion in the classroom to understand the ways of assessment these teachers (three case studies, one in each school), as well as the meaning of the evaluation from the perspective of students. From the analysis of the Brazilian legislation and from a review of the literature and theoretical postures, the need arose to seek to understand the "arts of making" the evaluation of learning, the "fabrications" and "anonymous inventions" of science teachers that are revealed as tactics of resistance in the perspective of Certeau (2014) Theory of Practices and Everyday Inventions. We show that teachers make use of strategies and tactics in a creative process of subversion of the norms that are imposed on them to evaluate as a form of "resistance". The three studies show the richness of "giving the word" and the need to "listen" to teachers, which is at the same time an external listening and a "listening to oneself" to understand their ways of doing evaluation, (violence, infrequency, lack of dreams and expectations in students, devaluation of the teaching profession, mismatching policies, lagged salaries, etc.). The word "listening" seems to aid in the reinvention of their stories, as teachers, to reduce anxiety in the face of pressures, and also reveals demands from school to academia. Students say that the teacher should listen to them more and not just assess how much they dominate the content. In this way, "listening" and observing daily school life may be proving to be an indispensable initial step in the construction of public policies and improvements in the evaluation process.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofInvestigações em ensino de ciências. Porto Alegre. Vol. 24, n. 3 (dez. 2019), p. 31-58pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectLearning assessmenten
dc.subjectEnsino de ciênciaspt_BR
dc.subjectScience teachingen
dc.subjectAvaliação da aprendizagempt_BR
dc.subject"Listening"en
dc.subjectObservationen
dc.subjectMichel de Certeauen
dc.titleUm estudo de observação e “escuta” em escolas do ensino fundamental públicas : a “arte de fazer” a avaliação da aprendizagem de professoras de ciências naturaispt_BR
dc.title.alternativeAn observational and “listening” study in public elementary education schools : the "arts of doing" the assessment of learning of natural sciences teachersen
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001110171pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


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